Impossível dizer o quão velho é o famoso ditado “A primeira impressão é a que fica”. Se você nunca ouviu seus avós dizerem isso, pelo menos seus pais com certeza já disseram alguma vez na vida. A frase não pode ser tomada como verdade absoluta, mas também não deve ser ignorada – tudo depende do contexto em que é aplicada. É sobre um desses contextos que vou falar nesse artigo: a importância de se deixar uma boa primeira impressão ao começar em um novo emprego.
Trabalhei durante algum tempo em uma excelente empresa na BA, e lembro exatamente do meu primeiro dia na empresa e da famosa “integração” – aquelas horinhas que os novos funcionários passam ouvindo o pessoal do RH explicar como é a empresa, quais os seus valores e sua história, como funcionam os processos internos, quem é quem na hierarquia. No dia um dos diretores da empresa, vinha pessoalmente conduzir a maior parte da integração. Foi nesse dia que ouvi o mesmo dizer algo que trago comigo até hoje: “capriche na primeira impressão que você vai deixar para seus colegas, superiores e subordinados”.
Ao começar em um novo trabalho, geralmente as coisas demoram um pouco pra “engrenar”. As primeiras semanas (e os primeiros dias, principalmente) costumam ser devagar, já que o recém-contratado ainda está se adaptando ao seu papel na empresa: aprendendo, estudando, conhecendo. Muita gente comete, nessa etapa, um grande erro: tirar proveito da aparente tranquilidade e “deixar rolar”. Afinal de contas, o tempo vai passar, a pessoa vai aprender aos poucos o que tem que aprender, vai começar fazendo as coisas com um nível de qualidade razoável e com o tempo vai chegar à excelência.
Então por que dizer que “deixar rolar” é um erro? Porque significa deixar passar a oportunidade de causar um impacto inicial que, acredite, nunca será esquecido pelos seus colegas, pelos seus subordinados e, principalmente, pelo seu chefe. Já passei pelas duas situações e afirmo que a minha atitude de “chegar chegando” já me fez toda a diferença. Ao invés de chegar e esperar as pessoas virem te dar trabalho, vá procurar trabalho: pergunte, questione, peça opiniões, incomode, seja chato. Essa imagem dinâmica e proativa que você vai causar nas pessoas é a que elas terão de você para sempre, mesmo que em certos períodos você esteja desmotivado e não seja “aquele” profissional que era no começo. Se você optar por fazer o contrário, o que acontecerá será o seguinte: quando você realmente quiser perguntar, questionar, ser dinâmico e ativo, provavelmente será tarde e as pessoas já terão uma imagem formada sobre você: “é um bom profissional, fica na dele e trabalha bem”.
É essa imagem que você quer construir? A de um profissional “bom e na dele”? Se for, tudo bem. Mas se você, assim como eu, quer sempre crescer e conquistar coisas novas, capriche na primeira impressão que vai deixar para aqueles que estão ao seu redor. Não tenha medo de ser chato. Vai fazer toda a diferença, acredite.

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