Páginas

16 de out. de 2011

Configurando a Resolução do Linux (UBUNTU) no VirtualBox


Virtualizar o Ubuntu no Leopard com o VirtualBox é moleza, mas a resolução de 800x600 pixels pode ser limitada demais para alguns usuários (inclusive eu). Infelizmente o Ubuntu não oferece suporte a uma resolução maior através do assistente específico para isso, mas esta tarefa pode ser realizada de outra forma.


Guest Additions
O VirtualBox oferece um software que pode ser instalado em máquinas virtuais Windows e Linux para melhorar a performance e estender as funcionalidades do sistema. Este software chama-se Guest Additions e sua instalação está descrita abaixo.

  1. Inicie o Ubuntu no VirtualBox.
  2. Acesse, na barra de menu do VirtualBox, a opção Dispositivos/Instalar Adições de Convidado...
  3. Será montado um CD virtual dentro do Ubuntu (cancele o pedido sobre auto execução do CD), com o software Guest Additions para vários sistemas operacionais/processadores. Para o MacBook em questão, deve ser instalada a versão deLinux Intel/AMD de 64bits. Para isso, execute o comando abaixo.
    $ sudo /media/cdrom/VBoxLinuxAdditions-amd64.run
  4. Será iniciado o programa de instalação, que exibirá várias informações para o usuário. Espere que ele termine a instalação, que é totalmente automatizada, e repare que ele pedirá para que o sistema seja reiniciado. Faça-o.

Após a reinicialização o Guest Additions já estará instalado e funcional no Ubuntu.

Nota: No contexto de virtualização, guest é o sistema operacional virtualizado e host é o sistema hospedeiro.

Questão de prova: Neste caso, o Ubuntu faz o papel de guest ou de host? E o Leopard? Justifique.

Alterando a Resolução
Mesmo com o Guest Additions instalado não é possível alterar a resolução pelo assistente gráfico do Ubuntu, mas a operação pode ser realizada através da edição direta do arquivo de configuração do X11 (xorg.conf). Este procedimento pode ser realizado como descrito a seguir.

  1. Faça backup do xorg.conf, para poder recuperar o sistema em caso de problemas:
    $ sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf~
  2. Abra o xorg.conf em um editor de textos:
    $ sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
  3. Altere a seção Device, indicando para o X11 um novo driver de vídeo. Para isso, altere essa seção para algo parecido com a listagem 1.
  4. Na seção Screen, configure profundidade de cor, resolução, entre outros, de acordo com a listagem 2. Note que eu usei a resolução 1024x640, por causa do aspecto de 16:10 da tela do MacBook, mas outras resoluções podem ser usadas.
  5. Salve, feche o editor de textos e faça logoff, para que o Ubuntu releia o xorg.conf, aplicando as alterações feitas.

  1. Section "Device"  
  2.     Identifier    "Configured Video Device"  
  3.     Driver        "vboxvideo"  
  4. EndSection  
Listagem 1. xorg.conf – seção Device

  1. Section "Screen"  
  2.     Identifier   "Default Screen"  
  3.     Monitor      "Generic Monitor"  
  4.     Device       "VirtualBox graphics card"  
  5.     DefaultDepth 24  
  6.     SubSection "Display"  
  7.         Depth  24  
  8.         Modes  "1024x640"  
  9.     EndSubSection  
  10. EndSection  
Listagem 2. xorg.conf – seção Screen

A configuração de resoluções de tela maiores no Ubuntu sob o VirtualBox não é muito difícil, mas poderia ser mais fácil. É até compreensível o fato do assistente gráfico não conseguir realizar esta operação antes da carga do novo driver de vídeo, mas após esta carga ele já deveria detectar que mais resoluções estão disponíveis, para facilitar a vida do usuário. A própria alteração do driver poderia ser feita pelo modo gráfico, o que diminuiria a probabilidade de erros. Talvez isso tenha a ver com o driver do VirtualBox, mas o fato é que os desenvolvedores responsáveis poderiam cuidar disso. Para terminar, uma imagem do Ubuntu rodando dentro do Leopard em 1024x640 pixels.


Figura 1. Ubuntu rodando no Leopard com VirtualBox, em 1024x640 pixels.

Um comentário:

  1. O Ubuntu 11.10 não vem com este arquivo por padrão, mas caso o mesmo exista, ele é lido. Fiz uma cópia do conteúdo do meu arquivo, que estou usando no Karmic Koala e postei em http://pastebin.com/f48947a54

    Copie este conteúdo e cole em /etc/X11/xorg.conf. Depois faça logoff para aplicar as mudanças, como explicado no texto - lembre-se de que o Guest Additions deve estar instalado.

    Abraço!

    ResponderExcluir