A primeira pergunta é "O Que é ITIL™?"
A ITIL™ (Information Technology Infrastructure Library) é uma biblioteca desenvolvida no final década de 80, pela CCTA do governo Britânico, considerada a fonte das melhores práticas, sendo hoje a moldura referencial mais aceita em todo o mundo para a gestão de infra-estrutura de TI, tendo como objetivo alinhar os processos de gestão da TI com os objetivos de negócio das organizações baseada em pessoas, processos e tecnologia.
Hoje é mantida pelo Office Government Commerce (OGC) do Reino Unido e seus usuários no mundo inteiro. A biblioteca é composta de vários livros contendo os principais processos e as recomendações das melhores práticas para gerir infra-estrutura de TI, os dois principais livros são citados a seguir:
A ITIL™ (Information Technology Infrastructure Library) é uma biblioteca desenvolvida no final década de 80, pela CCTA do governo Britânico, considerada a fonte das melhores práticas, sendo hoje a moldura referencial mais aceita em todo o mundo para a gestão de infra-estrutura de TI, tendo como objetivo alinhar os processos de gestão da TI com os objetivos de negócio das organizações baseada em pessoas, processos e tecnologia.
Hoje é mantida pelo Office Government Commerce (OGC) do Reino Unido e seus usuários no mundo inteiro. A biblioteca é composta de vários livros contendo os principais processos e as recomendações das melhores práticas para gerir infra-estrutura de TI, os dois principais livros são citados a seguir:
Service Delivery, onde são abordados os processos estratégicos para a gestão de:
Nível de Serviço
Disponibilidade
Finanças de TI
Capacidade
Continuidade dos Serviços de TI
Nível de Serviço
Disponibilidade
Finanças de TI
Capacidade
Continuidade dos Serviços de TI
Service Support, onde são abordados os processos operacionais para a gestão de:
Incidentes
Problemas
Configuração
Mudança
Liberação de Software
Service Desk ( função )
Incidentes
Problemas
Configuração
Mudança
Liberação de Software
Service Desk ( função )
Para fazer o exame de certificação o candidato não é obrigado a participar de um treinamento oficial, mas deve se preparar porque a prova principalmente na versão não é nada fácil, precisa se preparar.O exame pode ser agendado nos centros de testes PROMETRIC e VUE que é também oferecido pelo EXIN, ISEB e APMG.
O custo é de US$ 165,00 e o exame tem a duração de 60 minutos, é composto por 40 questões de múltipla escolha com apenas uma resposta correta por questão. É necessário obter 65% de acerto para obter a aprovação.
O exame pode ser marcado tanto no idioma inglês como em português, a maioria dos candidatos marcam a prova nos centros Prometrics.
Se você está procurando um curso de ITIL V3, clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário