Páginas

4 de abr. de 2015

PC antigo vira servidor (FreeNAS)


crédito da foto: BobMical via photopin cc


Computador antigo não é sinônimo de computador inútil. Um equipamento mais velhinho pode cumprir outras funções em uma rede doméstica. Além de compartilhar arquivos de um disco interno ou externo, a máquina pode cuidar do download de torrentes e hospedar backups de outros computadores, entre outras funções. Um dos melhores programas para criar um servidor para a rede local é o FreeNAS. Trata-se de uma distribuição especializada do sistema operacional FreeBSD. Após a instalação inicial, sua configuração pode ser efetuada de forma remota, pelo navegador de uma das máquinas da rede, o que permite que o servidor fique isolado, sem precisar de monitor ou teclado. Acompanhe os passos para a configuração básica do FreeNAS.

1 – Download e gravação

Comece fazendo o download do FreeNAS. Há duas versões para instalação em PCs. A mais comum é um arquivo ISO, que pode ser gravado em um DVD para boot no micro que funcionará como servidor. Para essa tarefa de gravação, é possível usar o ImgBurn. A outra versão é uma imagem de disco para pen drives. Nesse caso, use um aplicativo como o Win32 Disk Imager para transferir o pacote descompactado para o pen drive. Depois disso, faça o boot com o DVD ou o pen drive, conforme a versão do FreeNAS escolhida. 

Download FreeNAS



2 – Instalação

Após o boot, surge um menu na tela. Selecione Install/Upgrade e tecle Enter. Depois, indique o disco rígido no qual o FreeNAS será instalado e pressione Enter duas vezes. Espere até o final da cópia do sistema. Quando surgir o aviso na tela, remova o DVD ou o pen drive e pressione Enter. Escolha a opção 3 do menu para reiniciar o computador. Note que, na tela que aparece, surge um endereço que permite o acesso à configuração pelo navegador de outra máquina. Copie essa URL e abra-a em outro computador da rede local. 




3 – Configuração inicial

No primeiro acesso, será preciso configurar uma senha para proteger as configurações do FreeNAS. Tecle a senha duas vezes e clique em Log In para entrar na interface de configuração do sistema. A página seguinte permite ver as informações do servidor e configurar novas funcionalidades. Para criar um compartilhamento de arquivos compatível com equipamentos com Windows, acesse Sharing > Shares > Windows (CIFS). Clique em Add Windows (CIFS) Share. Tecle um nome para o compartilhamento e pressione Browse para escolher a pasta que será usada. Marque também Allow Guest Access, para permitir que a pasta seja acessada sem a necessidade de login. Clique em OKpara terminar. Repita o procedimento para compartilhar quantas pastas forem desejadas. 

FreeNAS



4 – Recursos com plug-ins

Além do compartilhamento de arquivos, o FreeNAS traz vários recursos extras. Para instalar novas funcionalidades no servidor, acesse a guia Plugins. Espere até que a lista de plug-ins disponíveis seja baixada da internet. Para instalar um dos itens, basta dar um duplo clique nele. Dependendo do tipo do serviço instalado, surge uma nova guia para sua configuração. É o caso do Transmission (cliente de compartilhamento por torrents), por exemplo. Além dele, há opções para facilitar o acesso a músicas pelo iTunes e a vídeos por TVs compatíveis com o padrão DLNA. 

FreeNAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário