Seja para testes de software, criação de ambientes de testes ou como forma de redundância, transformar máquinas físicas em virtuais pode facilitar muito o dia a dia dos profissionais de TI.
Se já utilizo Hyper-V no meu ambiente, como faço? Precisamos, então, de um método que crie uma imagem vhd do sistema e não .vmdk.
Imagem via Shutterstock
Este tutorial mostrará exatamente como realizar este procedimento: Converter uma máquina física em virtual, para que seja utilizada no Hyper-V ou Virtual PC, utilizando o Disk2Vhd.
Passo a passo para execução
- Link para download do Disk2VHD
- Abrir ou descompactar os arquivos baixados
- Abrir o executável
- Esta é a etapa mais importante, quando devemos selecionar as opções de conversão. Logicamente, a unidade a ser selecionada é a do Sistema. Se não marcar a opção “Use Vhdx”, a imagem criada será no formato Vhd, e isso dependerá apenas do sistema que utiliza – se suporta ou não a extensão. “Use Volume Shadow Copy” é interessante que esteja marcada, pois a conversão é feita “a quente” – com o SO em execução. Selecione em qual local a imagem será criada em “VHD File Name:”.
- Agora, basta esperar alguns minutos e sua imagem estará pronta.

Com a imagem pronta, execute o Hyper-V ou o Virtual-PC e, ao criar sua nova máquina virtual, NÃO escolha a opção de criar um disco virtual, aponte para a imagem Vhd criada anteriormente.
Fica mais uma dica para os colegas. Não esqueçam de comentar, sugerir e criticar!
Grande abraço 

Nenhum comentário:
Postar um comentário