Páginas

21 de abr. de 2015

Converter uma máquina física ou vmdk em virtual (P2V)

Seja para testes de software, criação de ambientes de testes ou como forma de redundância, transformar máquinas físicas em virtuais pode facilitar muito o dia a dia dos profissionais de TI.
Se já utilizo Hyper-V no meu ambiente, como faço? Precisamos, então, de um método que crie uma imagem vhd do sistema e não .vmdk.

Imagem via Shutterstock
Este tutorial mostrará exatamente como realizar este procedimento: Converter uma máquina física em virtual, para que seja utilizada no Hyper-V ou Virtual PC, utilizando o Disk2Vhd.

Passo a passo para execução

  1. Link para download do Disk2VHD
  2. Abrir ou descompactar os arquivos baixados
  3. Abrir o executável
  4. Esta é a etapa mais importante, quando devemos selecionar as opções de conversão. Logicamente, a unidade a ser selecionada é a do Sistema. Se não marcar a opção “Use Vhdx”, a imagem criada será no formato Vhd, e isso dependerá apenas do sistema que utiliza – se suporta ou não a extensão. “Use Volume Shadow Copy” é interessante que esteja marcada, pois a conversão é feita “a quente” – com o SO em execução. Selecione em qual local a imagem será criada em “VHD File Name:”.
  5. Agora, basta esperar alguns minutos e sua imagem estará pronta.
converter-maquina-fisica-virtual
Com a imagem pronta, execute o Hyper-V ou o Virtual-PC e, ao criar sua nova máquina virtual, NÃO escolha a opção de criar um disco virtual, aponte para a imagem Vhd criada anteriormente.
Fica mais uma dica para os colegas. Não esqueçam de comentar, sugerir e criticar!
Grande abraço :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário