Páginas

9 de set. de 2012

A Revista Segurança Digital é gratuita

A Revista Segurança Digital é gratuita, em formato digital e aborda bimestralmente temas de Segurança da Informação, para mostrar a sua importância para os usuários e/ou corporações de todos os níveis...

Segurança Digital - 7ª edição julho 2012

Era uma idéia despretensiosa, tal como um sonho que no início é somente uma pequena semente, que precisa de ações concretas para sair da imaginação e tornar algo visível. Várias ações foram necessárias e fundamentais para fazer a diferença e com muito esforço o que era algo talvez intangível, tornou­se real e ela nasceu, pequena, sem chamar muita atenção.
Desde então, ela teve o poder de contagiar outras pessoas da área de tecnologia, anônimos ou famosos, experientes ou não, que começaram a se envolver doando seu tempo e seu talento para contribuir com o seu crescimento através de dicas, sugestões e críticas, várias delas de muita utilidade.
Com o passar dos meses, era visível a sua evolução, seja no conteúdo (com o objetivo de ser relevante) quanto no visual (mais leve, bonito e agradável de ver). No boca­a­boca (real ou virtual), seu nome era cada vez mais conhecido e crescia ainda mais o número dos seguidores, que como nós, viam uma lacuna sendo preenchida, uma publicação brasileira que tratasse do tema Segurança da Informação...


Segurança Digital - 6ª edição maio 2012

As guerras sempre fizeram parte da história da humanidade. Teria sido a primeira o homicídio de Caim, que matou seu próprio irmão Abel por ciúmes? Os séculos passaram e o homem continuou (e continua) a guerrear pelas mais variadas razões (religiosas, étnicas, ideológicas, econômicas, territoriais, de vingança, ou de posse).
A necessidade de defender-se dos inimigos, fez com que as técnicas de defesa fossem criadas e aprimoradas. Uma das mais antigas e utilizadas é a construção de um muro que serviria como barreira física para afastar invasores, demarcar territórios e evitar as derrotas.
Vários muros caíram, uns virarão atração turística e outros permanecem de pé. Nos fim dos anos 80, foi criado o conceito de firewall (muro de fogo) devido a necessidade de criar restrições de acesso entre redes.Naquela época, o perigo era externo, o medo principal era que um vírus derrubasse toda a rede, como aliás aconteceu por diversas vezes. O perímetro era a referência de defesa.
 
 

Segurança Digital - 5ª edição março 2012

É, esse mês passou rápido. Até demais! Felizmente fechamos com chave de ouro mais uma edição da Revista Segurança Digital, que ganhou uma nova roupagem, um visual desenhado a partir do zero. Como nosso objetivo é levar o melhor material até os leitores, este atraso pode ser perdoado, assim acredito.
Nessa edição tivemos a inserção de um tutorial, prática que será levada adiante nas edições seguintes, nossa colaboradora Lígia Barroso escreveu um artigo muito interessante sobre a área de Direito Digital atendendo a pedidos de leitores. É válido relembrar que você pode nos enviar sugestões por email, fazer comentários no site e até mesmo nas redes sociais em que temos participação (Twitter e Facebook).
LDAP Injection é o artigo destaque dessa edição, escrito por Bruno Cesar Moreira de Souza. Em seu artigo o autor em questão começa citando as vulnerabilidade chamada de "SQL Injection", muito utilizada por criminosos virtuais para conseguir acesso não autorizado a dados sensíveis ou até mesmo comprometer os dados em questão, mas não para por aí.
 

Segurança Digital - 4ª edição janeiro 2012

“Nenhum plano de batalha sobrevive ao contato com o inimigo.” Esta máxima atribuída ao estrategista alemão herr Helmuth pode ser muito facilmente aplicada as mais diversas áreas. Mesmos os melhores planos, sejam eles passar com seu Transatlântico recheado de turistas mais perto de uma ilha, fazer uma reforma no seu escritório ou manter uma publicação bimestral sobre segurança da informação irão encontrar contratempos.
A realidade é que dificuldades sempre existirão e todos os nossos planos devem levar em consideração esse fator, muitas vezes imprevisível, e optar entre ter uma boa capacidade de adaptação ou falhar miseravelmente.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário