Páginas

25 de mar. de 2015

Microsoft explica como pretende ganhar dinheiro com softwares gratuitos

A Microsoft tem surpreendido mercado e consumidores ao mostrar uma mudança de estratégia que envolve liberar Windows gratuitamente a fabricantes de PC e smartphones, assim como o Office para iOS e Android e até, de certa forma, dar versões legais do sistema operacional a quem o pirateia. Agora a companhia explicou como pretende ganhar dinheiro com toda essa boa vontade.

Chris Caposella, que comanda o marketing da Microsoft, contou em um evento da companhia que há um plano com quatro etapas que envolvem essa nova forma de agir: adquirir, engajar, alistar e monetizar.

Como explica o Verge, a primeira consiste em fazer os consumidores usarem seus produtos (por isso a gratuidade); a segunda, prendê-los ao produto a ponto de terem de conhecer outros serviços da marca. Então o alistamento permite que se encontre fãs da Microsoft e a monetização vem com a aceitação do pagamento, quando a pessoa se sujeita a botar a mão no bolso para explorar ainda mais aquilo a que já se acostumou.

Não é uma tarefa fácil para a Microsoft, que sempre atuou de outras formas. Caposella admitiu que os concorrentes Google e Apple estão à frente, o primeiro porque não cobra nada e recebe os dados dos usuários em troca, o segundo porque tem um ecossistema muito bem selado.
A ideia da Microsoft é encontrar uma terceira via: arrancar o pagamento por serviços que viciaram os consumidores. O chamado freemium(é uma estratégia de preços pelos quais um produto ou serviço é fornecido gratuitamente , mas o dinheiro (o prêmio) é cobrada para proprietários características, funcionalidade ou bens virtuais).

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: O QUE DIZER?

Afinal de contas o que é isso? Como isso pode contribuir no gerenciamento de projetos? É mais um modismo que surge de tempos em tempos?
Vamos lá, pergunta de prova PMI-ACP: O que significa Inteligência Emocional?
  1. É sobre ser inteligente sobre outras emoções
  2. Trata-se de como a emoção e inteligência caminham juntos
  3. É sobre como emocionalmente inteligente uma pessoa é
Resposta: Nenhuma das anteriores! Trata-se de estar ciente de suas emoções em um ambiente de trabalho.
Cada vez mais o líder deve possuir fortes habilidades interpessoais (soft-skills). Mais que posturas controladoras e intimadoras.
Vou dar um exemplo real de um projeto problemático que participei certa vez. Eu era uma espécie de conselheiro de um projeto que estava sendo gerenciado por um colega, quando em uma reunião crítica do projeto o gerente funcional impôs que meu colega utilizasse uma abordagem no projeto que eu acreditava não ser a mais adequada e travou-se o diálogo abaixo:
“Acho que com essa abordagem vocês não entregam o projeto no prazo. As pessoas estão focadas em outras atividades, esse conceito de alternar tarefas é comprovadamente um desperdício” (leia meu artigo sobre Lean p/ entender um pouco melhor este ponto de vista).
“O prazo é inegociável”.
“Então vamos alocar um recurso full-time para o assunto, pois ele conseguirá ter foco nesta etapa final do projeto”.
“Não. É melhor que todos parem meia horinha por dia para dar foco”.
E o diálogo prosseguiu com o duelo foco x falta de foco e Lean x desperdício, até que uma hora este gestor perdeu a paciência comigo e disse:
“Bom, quem não tiver foco vai ter o seu nome divulgado para o nosso CEO. Aí quero ver quem não vai arrumar um tempinho dar foco ao projeto”.
Pensei comigo: “Ele realmente acredita que esse é o modelo que inspira e motiva uma equipe?”
Veja que nesta situação temos uma “liderança” totalmente top-down, totalmente focada em controle e que provocou intimidação e não motivação.
“Mas Vitor, onde entra a inteligência emocional nesta história?”
Entenda primeiro as quatro etapas da inteligência emocional que descreverei abaixo.
A inteligência emocional trabalha com duas ações:
  • Reconhecer
  • Regular
“Mas Vitor, reconhecer e regular o que?”:
  • A si próprio
  • O ambiente social
Temos como resultado a combinação demonstrada no quadrante abaixo:
38
Vamos detalhar um pouco mais os quatro estágios da inteligência emocional:
Reconhecer a si próprio
Reconhecer a si próprio é reconhecer os próprios sentimentos, identificar o que te agrada, o que não te agrada, o que te faz perder a paciência rapidamente, em quais situações você se destaca, como você lida com o stress e pressão. Resumindo, quais são seus pontos fracos e seus pontos fortes.
Regular a si próprio
Regular a si próprio é gerenciar os próprios sentimentos. Uma vez que você reconhece seus pontos fracos e seus pontos fortes, você deve trabalhá-los para extrair o melhor de si próprio. Trabalhar os pontos fracos como falta de paciência, stress, uma má escuta ativa, entre outros e valorizar os pontos fortes como uma boa escuta ativa, senso de liderança, conhecimento do negócio, entre outros.
Reconhecer o ambiente social
É a prática da empatia. Entender o ambiente que te cerca, entender o que sentem, o que pensam, o que esperam e os pontos fracos e fortes das pessoas que estão a sua volta e da organização como um todo.
Regular o ambiente social
Ter habilidade social. Uma vez seus próprios sentimentos reconhecidos e gerenciados, um profundo entendimento do ambiente que te cerca, é hora de colocar seus pontos fortes em prática visando extrair os pontos fortes das pessoas e da organização que te cercam. É o momento onde um grande líder aparece, motivando, inspirando e guiando todos para um único objetivo.
No caso do gerenciamento de projetos podemos reparar que um bom gerente de projeto ou líder deve trabalhar intensamente a questão da inteligência emocional, visando engajar equipe e stakeholders a atingirem um único objetivo: entrega do produto do projeto com valor e qualidade.
Então finalizo o artigo deixando algumas reflexões para os amigos: como o líder deve trabalhar esta questão da inteligência emocional? Nossos líderes estão em qual estágio da inteligência emocional? É fácil atingir o estágio pleno da inteligência emocional? Qual a diferença entre o perfil de um líder com inteligência emocional e um líder no perfil do caso real que descrevi neste artigo? Qual é o melhor? Qual é o pior?
Poderia responder cada uma destas perguntas, mas estou longe de ser o dono da verdade, então, convido a todos os amigos a darem suas respostas no site e nas redes sociais do site.

15 de mar. de 2015

Acesso Negado: Como obter permissão em pastas bloqueadas no Windows 7

Você que utiliza o Windows, já deve ter tentado acessar alguma pasta na qual o erro "Você não tem permissão para acessar esta pasta" e apresentado na tela, certo? Mesmo que não tenha visto este erro, é muito interessante continuar lendo este artigo, pois, ele irá fazer com que você entenda melhor as funções de segurança do Windows instalado em HDs com sistema de arquivos NTFS.
Como vamos falar em "Obter ou Tomar" uma permissão que era de outro usuário, ou obter permissão em uma pasta "Sem dono", é necessário que seu usuário tenha permissões administrativas para realizar a funções, ou seja, seu usuário deve fazer parte do grupo de administradores do seu Windows.
Para que você entenda como tudo funciona, vou contar uma pequena história que ilustra a situação;

Como funciona a segurança em criação de pastas do Windows

Ao criar um pasta no seu Windows, dependendo do local onde esta pasta é criada (dentro de outras pastas), a pasta que você criou irá obter as permissões das pastas nas quais ela está, ou seja, suponhamos que sua pasta está dentro do Disco Local (E:), dentro ainda de uma outra pasta chamada Tuto (E:\Tudo\Sua_Pasta\). Neste caso, se você não alterou nenhuma configuração, sua pasta estará herdando as permissões de segurança da pasta "Tuto", que por sua vez herda as permissões da raiz (E:\).
Se as pastas anteriores não tem permissão para gravação de arquivos, a sua pasta também não terá, pelo simples fato de herdar as permissões da pasta pai.
Para que você possa gravar um arquivo na sua pasta, será necessário remover as permissões herdáveis e criar permissões livres e específicas para sua pasta, entretanto, se sua pasta foi criada por outro usuário do sistema, é possível que o sistema tenha tornado o mesmo como "Proprietário da Pasta" não sendo possível alterar as permissões da mesma, a não ser que você tenha a permissão adequada para isso.
Para complicar um pouco mais nosso caso, o criador da pasta, alterou as permissões da mesma e removeu todos os outros usuários que tinham permissão na pasta, com isso somente ele poderá acessar a pasta e suas configurações. Qualquer usuário que tente acessar a pasta, recebe a mensagem: "No momento, você não tem permissão para acessar esta pasta. Clique em Continuar para obter acesso permanente a esta pasta."


Acesso negadoWindows 7
Certo, então você clica em "Continuar" e boa, o sistema lhe dará permissão para acessar a pasta, certo? Em partes sim, entretanto, como o criador (Proprietário) da pasta, alterou suas configurações de permissão e deixou apenas o usuário dele ter acesso à pasta, você irá receber outra mensagem dizendo: "Você não obteve permissão para acessar esta pasta. Para obter acesso a esta pasta, será necessário usar a guia de segurança."
Sem permissão Windows 7
Muito bem, então você clica em "Guia de Segurança" e não entende nada do que está descrito lá? Este tutorial foi criado especificamente para você, veja a seguir o que fazer nessa situação;

Como tornar-se proprietário de uma pasta no Windows 7

Primeiramente, vá até a pasta que deseja obter permissão, clique com o botão direito do mouse sobre a mesma, e selecione a opção Propriedades;
Propriedades da Pasta Windows 7
Dentro das propriedades da pasta, clique na aba Segurança e em seguida no botão Avançadas;

Propriedades, Segurança, Avançadas - Windows 7
Dentro das propriedades avançadas de segurança de pasta do Windows 7, clique na aba Proprietário, e em seguida clique em Editar;

Editar proprietário de pastas Windows 7
Agora clique em Outros usuários ou grupos;

Outros usuários ou grupos - Windows 7
Agora digite o nome de seu usuário, clique em Verificar nomes e quando confirmado que seu usuário está correto, clique em OK;

Usuários - Windows 7
 
Selecione o nome do seu usuário, marque a caixa Substituir proprietário em subcontêineres e objetos, e clique em "OK";

Substituir proprietário em subcontêineres e objetos
Confirme a mensagem clicando em "Sim" e em seguida "OK";

Mensagem de confirmação Windows 7
Confirmando Windows 7
E pronto, agora você irá conseguir gravar, ler, executar e excluir dados da pasta determinada;

Permissão Windows 7
Viu como é simples? 

11 de mar. de 2015

POR QUE VOCÊ DEVE APRENDER LINUX HOJE

Dice, um dos maiores sites internacionais para profissionais das áreas de TI e Engenharia, junto com a The Linux Foundation, a organização sem fins lucrativos que mantém o sistema operacional do Pinguim, divulgaram, no primeiro trimestre de 2014, seu relatório de ofertas de trabalho para Profissionais Linux (pdf, em inglês). Através deste relatório, é possível notar um grande aumento na demanda por profissionais especializados nesse sistema operacional, principalmente para Suporte e Infraestrutura.
Tela Linux
E a demanda deve ir muito além dessas duas áreas. Com a grande adoção do Linux como ferramenta de trabalho em muitas empresas, a busca por profissionais da área de Desenvolvimento de Software que usem esse sistema também aumenta, gerando muitas oportunidades de trabalho, tanto no Brasil quanto no exterior. De acordo com a pesquisa, as áreas onde mais foram buscados profissionais incluem:
  • Administração de Sistemas (SysAdmin): 58%;
  • Desenvolvimento de Aplicações Linux: 45%;
  • Arquitetura/Engenharia de Sistemas: 45%.
Essa busca por profissionais especializados fez os salários aumentarem. Porém, não apenas o dinheiro está tornando esses profissionais satisfeitos. Mais de 4 mil profissionais Linux foram questionados sobre realização no trabalho. Eles disseram que a melhor coisa de trabalhar com Linux é que eles trabalham com projetos interessantes. A segunda foi “trabalhar com as tecnologias de ponta do Mercado para resolver desafios”. Já a terceira foi o maior número de oportunidades de trabalho. A pesquisa concluiu que esses profissionais realmente amam o que fazem, e terão muitas oportunidades para colocar em prática essa paixão.

Ampliação da equipe da The Linux Foundation

Em nota oficial de dezembro de 2014, a The Linux Foundation divulgou que está aumentando o número de colaboradores devido ao grande crescimento e adoção do Linux. O objetivo é fornecer um software ainda melhor e estável, além de suporte especializado.
Isso mostra a preocupação das organizações e empresas em manterem e aprimorarem os Sistemas Linux.

Linux nas Empresas

Muitas empresas investiram em aplicações Linux e soluções opensource para garantir maior segurança e estabilidade. No quesito Servidores, o sistema do Pinguim tem presença muito superior à do Windows.
Implantações de aplicações Linux aumentaram durante os últimos 4 anos, de 65% para 79%, enquanto a implantação do Windows caiu de 45% para 36%.
Este dados são de uma pesquisa somente para convidados do The Linux Foundation’s Enterprise End User Council, com empresas e organizações que tenham vendas mínimas de US$ 500 milhões ou com, no mínimo, 500 funcionários. Isso inclui empresas como Morgan Stanley, Goldman Sachs, Bank of America, Bristol-Myers Squibb, NTT, Deutsche Bank, DreamWorks, ADP, Bank of New York, NYSE, NASDAQ, Goodrich, MetLife, e AIG.
O Linux tem sido a plataforma de escolha para diversas empresas. Mais de 87% migraram para ela em 2014 e 82% possuem planos para adicionar ainda mais servidores Linux em 2015. Mais que isso, a adoção do Pinguim aumentou, enquanto a implantação do Windows continua caindo.

Linux e o Futuro

Em um artigo para o Linux Magazine, Cezar Taurion (escritor do Livro Cloud Computing – Computação em Nuvem), disse que Cloud Computing é irreversível e, em pouco tempo, o termo Cloud Computing passará a ser apenas Computing, já que toda a Computação será em nuvem.
Se isso será fato ou não, só o tempo dirá. Porém, é incontestável que grande parte dos softwares estão migrando para a nuvem. E a maioria dos servidores em nuvem também rodam Linux. Logo, o futuro da computação em nuvem está fortemente ligado ao Linux.
E o sistema do Pinguim ainda é a melhor opção para a Computação em Nuvem. 75% das empresas usam Linux como plataforma de nuvem. Por outro lado, apenas 24% usam o Windows na nuvem, e menos de 2% usam Unix.
próprio CEO da Microsoft, Satya Nadella, recentemente declarou seu amor pelo Linux. Empresas consideram o Linux superior na objetividade, na segurança e no custo.

Dicas Para Se Especializar em Linux

Existem vários cursos de Linux, desde os voltados para os mais iniciantes até os voltados para os mais avançados. Porém, poucos focam em algo que é um grande diferencial de sistemas Linux e Unix-Like (isso inclui o Mac OS X também): linha de comando.
A maioria aborda os comandos de forma bem superficial. Seja por falta de conhecimento do instrutor, por falta de vontade dos alunos ou falta de tempo.
Existe uma grande vantagem em saber usar os principais comandos: agilizar e automatizar tarefas. É muito prático realizar tarefas repetitivas do dia-a-dia utilizando comandos e Shell Scripts.
Eu escrevi um pequeno curso no meu blog, dividido em dois módulos. No primeiro, mostro os principais comandos do Linux. No segundo, abordo a criação de Shell Scripts, quais são suas estruturas etc.
Caso você já use Linux e tenha interesse em descobrir como agilizar suas tarefas diárias, veja estes dois posts:
Se você já trabalha com Linux, deixe suas impressões sobre o mercado abaixo. Se você deseja trabalhar com Linux e tem alguma dúvida, comete abaixo também! :)

MBA gratuito online de Engenharia e Inovação

MBA gratuito em Engenharia e Inovação é uma pós-graduação lato sensu com ênfase em gestão da produção. É um curso voltado para gestores de equipes, gestores de projetos, gestores de qualidade, designers de produtos, inventores, profissionais de criação e da inovação e interessados em geral pelo tema.
curso de MBA é oferecido peloVeduca, plataforma brasileira de estudos online. O MBA a distância permite o acesso a conteúdo de altíssima qualidade, com grandes vantagens para o aluno, que pode optar por estudar nos horários e locais de sua preferência. Flexibilidade ideal para quem precisa conciliar estudos com o mercado de trabalho e outras atividades.
Reconhecido como primeiro MBA aberto online do mundo. Funciona da seguinte forma: todo o conteúdo do curso é preparado pelos professores das escolas de engenharia da USP e UFSC, é aberto para qualquer pessoa interessada no tema.
curso de especialização em engenharia e inovação, ofertado nos moldes dos MoocsGlossário compartilhado de termos de inovação em educação (cursos virtuais, gratuitos e de nível superior).
O programa é interdisciplinar e abrange áreas essenciais para quem quer ampliar as possibilidades para a carreira. Confira o cronograma das aulas:
Outra novidade é que, ao fim do curso, os candidatos que desejarem, poderão solicitar um certificado de conclusão emitido pelo Centro Universitário UniSEB, instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). O diploma, no entanto, terá um custo ao aluno.
Dinâmica do Curso:
  • Assista às videoaulas;
  • Avalie seu próprio desempenho resolvendo testes de múltipla escolha;
  • Resolva estudos de casos aplicando conceitos abordados no curso;
  • Leia e estude os materiais indicados pelos palestrantes;
  • Compartilhe conhecimento, discuta os conceitos aprendidos com outros estudantes no fórum.
Clique aqui para acessar a página do curso de MBA de Engenharia e Inovação
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato pelo e-mail mba@veduca.com.br
Aproveite!

5 de mar. de 2015

A Microsoft Certifica Você !

certificação microsoft

A Microsoft Certifica Você: treinamentos sobre Nuvem e Web

Atualize-se no mundo da tecnologia e aprimore seus conhecimentos sobre computação em nuvem e Web com quem mais entende do tema: os especialistas técnicos da Microsoft. Além disso, leve um Voucher de Certificação Oficial Microsoft!
Nessa onda temos duas trilhas que os participantes poderão escolher. A de Nuvem, comfoco em profissionais de infraestrutura, e a de Desenvolvimento Web, com foco em desenvolvedores.

Como participar:

Para concorrer a certificação, siga estes passos:
1 – Escolha uma trilha que deseja seguir, Cloud ou Desenvolvimento Web
2.1 – Para a trilha de Web, conclua todos os cursos a seguir:
HTML5 – Homologado pelo W3CNível 20071 Pontos
Introdução ao desenvolvimento em HTML5 com JavaScript e CSS3Nível 20065 Pontos
Jump Start sobre construção de Web Apps com ASP.NETNível 20042 Pontos
Como depurar um site com as ferramentas F12Nível 10043 Pontos
Apps Windows 8.1 com HTML5 e JavaScript – IntroduçãoNível 30067 Pontos
Apps Windows 8.1 com HTML5 e JavaScript – IntermediárioNível 30094 Pontos

2.2 – Para a trilha de Cloud, conclua todos os cursos a seguir:
Fundamentos de Computação em NuvemNível 10041 Pontos
Visão Geral do Azure Active DirectoryNível 30041 Pontos
Proteção de Dados com o Windows Azure BackupNível 20038 Pontos
VPN no Microsoft AzureNível 10037 Pontos
Publicando aplicações via Azure Active DirectoryNível 10013 Pontos
Implantando uma nuvem privada com Windows Azure PackNível 30057 Pontos

Premiação:

Após concluir todos os treinamentos de uma das trilhas, as premiações se dividem em:
  • 1º – 20º lugares – Recebem um voucher com desconto de 100% em uma certificação oficial
  • 21º – 35º lugares – Recebem um voucher com desconto de 50% em uma certificação oficial
Para ver os termos e condições completas desta campanha clique aqui.

Como usar o seu voucher:

Se você receber o voucher de certificação, você poderá:

Centros de treinamento:

Se você após os treinamentos online, quiser buscar por mais treinamentos, encontre um parceiro em: Encontre um parceiro de Aprendizagem Microsoft

Boa sorte a todos os participantes!