De todas as questões inerentes à gestão de projetos, o sucesso é a única questão com a qual todos sempre terão que conviver. Seja em projetos grandes ou pequenos, com alto ou baixo nível de exigência, com tranqüilidade ou na correria, com direito a fins de semana e feriados ou sem direito a nenhum deles, com reuniões presenciais ou com vídeo conferências, o sucesso sempre estará permeando as conversas relacionadas aos resultados do projeto. O propósito do projeto será sempre o de criar resultados positivos para os envolvidos.
Em seu planejamento você deve considerar todos os detalhes e minúcias, buscando o equilíbrio entre riscos e oportunidades. Mas como o planejamento é de domínio público, infelizmente não é possível ter todos os recursos materiais e humanos à nossa disposição, além disso todo projeto tem algum ponto de limitação.
Sendo assim, fica a pergunta: Como se preparar para esse desafio?
Para tentar auxiliar, recomendamos que sejam observadas as dicas abaixo com muita seriedade. Este itens colocados na prática em conjunto podem ajudar na grande maioria dos projetos:
Faça o plano de projeto:
A chave para garantir que você alcance o sucesso passa por um consenso sobre as expectativas de todos os principais interessados no projeto. Não conclua o Plano de projeto até que todos os interessados concordem com o objetivo traçado.
Plano de gerenciamento de projetos:
Tenha certeza que este documento fornece uma lista de atividades que contemplam todos os itens essenciais da gestão e os níveis apropriados para a consistência, padronização e uniformização.
Registre todos os riscos:
Uma das três principais causas de projetos fracassarem é um gerenciamento de riscos ineficiente ou problemático. O gerenciamento eficaz de riscos inicia com o registro de todo e qualquer risco, que deve ser traduzido em ameaças ou oportunidades para o projeto.
Este gerencioamento deve envolver e comprometer os principais interessados no sucesso do projeto para mitigar os riscos evitando que se transformem em problemas eminentes.
Gerenciamento de tempo/cronograma:
É fundamental definir detalhadamente as atividades específicas do cronograma que compõe as várias entregas do projeto, sem perder de vista as dependências das atividades, os recursos que precisam ser envolvidos em cada atividade, a estimativa de duração de cada atividade, as atividades que podem ou devem ocorrer paralelamente, além do acompanhamento e controle das mudanças do cronograma.
Orçamento do projeto:
Uma regra básica é ter um fundo de reserva para o projeto, o que muitos gestores infelizmente deixam de fazer e em alguns casos a falta de reservas cria um impacto diretamente no sucesso do projeto - já que sem budget para pequenos ajustes, alguns projetos acabam fracassando.
Análise dos interessados:
Da mesma forma funciona para projetos que gostaríamos de saber a análise das partes interessadas. Haverá partes interessadas negativas para quem deve planejar estratégias de mitigação?
Plano de Comunicação:
Todos os envolvidos no projeto devem entender como as comunicações afetam o projeto como um todo. Nenhum projeto deve ser realizado sem um plano de comunicação.
Planejando“o quando”, “o quê” e “para quem”, além de comunicar as atualizações do projeto, podemos antecipar situações adversas. A comunicação é essencial para o sucesso do projeto.
Lições aprendidas:
Há uma abundância de exemplos de projetos muito complexos em que o descompasso entre a experiência do gerente do projeto e a complexidade do projeto é um risco que deve ser mitigado ativamente.
Se existir uma base de conhecimento acessível onde possam ser registradas e consultadas as lições aprendidas, certamente haverá um ganho considerável para a execução do projeto e conseqüentemente a base de conhecimento contribuirá para o sucesso da empreitada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário