Páginas

27 de mai. de 2011

Por que as faculdades de tecnologia deixaram de ser atraentes para os jovens?

No início dos anos 90, o curso de Ciência da Computação era um dos mais disputados nas universidades brasileiras. Nos últimos anos, no entanto, a situação se inverteu, com uma drástica redução no número de candidatos que disputam uma vaga nas faculdades relacionadas à tecnologia. O motivo? A falta de interesse dos jovens por seguir uma carreira nesse setor.

Uma das explicações para esse fato deve-se à própria disseminação do uso de recursos tecnológicos. “Os jovens que estão entrando no mercado de trabalho hoje já nasceram com acesso à internet e ao celular. Assim, eles acham que dominam a tecnologia e não enxergam tudo o





que existe por trás para que as coisas funcionem”, pontua Sérgio Sgobbi, diretor de Educação e Recursos Humanos da Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação).

Da mesma forma, Roberto Mayer, vice-presidente de Relações Públicas da Assespro (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação), atribui o esvaziamento das universidades a uma falsa impressão dos estudantes de que não há muito mais o que fazer no setor. “O fato de estar numa Lan House, com um iPhone no bolso, cria uma sensação de intimidade com a tecnologia, mas é uma visão parcial”, afirma.

Mayer lembra que quando olham apenas para o uso cotidiano da tecnologia, as pessoas esquecem de que existe uma sofisticação cada vez maior dos sistemas e dos recursos de TI utilizados pelas empresas. “O Bradesco e o Itaú empregam mais desenvolvedores do que Microsoft e Oracle, por exemplo”, ressalta o especialista da Assespro. Ele lembra ainda que, por conta dessa demanda, atualmente, existem cerca de 120 mil vagas de trabalho abertas no setor que não são preenchidas por falta de mão-de-obra e, se a situação se mantiver, esse número pode chegar a 200 mil posições até 2013.

Não à toa, as entidades que representam a área de tecnologia preparam iniciativas específicas voltadas a estimular o interesse pela carreira no setor. A Assespro acaba de nomear um diretor-adjunto de Recursos Humanos para comandar um projeto voltado a criar materiais didáticos para escolas de ensino médio. O objetivo é que os professores utilizem essas informações para ensinar conceitos básicos de TI (tecnologia da informação) no colegial.

Outra ação da entidade é desenvolver uma cartilha para explicar o setor de tecnologia e todas as oportunidades, que “possa ser usado por qualquer pessoa interessada ou que queira fazer uma palestra”, explica Mayer.

A Brasscom também desenvolveu ações para atrair jovens profissionais. Para isso, está firmando parcerias com entidades de ensino em todo o país para formação de técnicos na área de TI. Um dos primeiros resultados da iniciativa foi a criação de um curso de TI, em parceria com o Senai/SP.

Fonte: Olhar Digital

25 de mai. de 2011

ITIL - livros, ebooks e simulados


 

 
LIVROS
FREITAS, Marcos André dos Santos. Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI: Preparatório para a Certificação ITIL® V3 Foundation

(ISBN 9788574524382). Editora Brasport, 2010. (http://www.submarino.com.br/produto/1/21850634)

MAGALHÃES, Ivan Luizio R. G.; PINHEIRO Jr., Walfrido Mathias Brito. (
www.novateceditora.com.br/autores/ivan,
ivan_luizio@hotmail.com)
Gerenciamento de Serviços de TI na Prática - Uma Abordagem com Base na ITIL (857522106X). Editora Novatec: São Paulo, 2007. [Obs.: ITIL V2]

MANSUR, Ricardo. Governança de TI - Metodologias, Frameworks, Melhores Práticas (ISBN 9788574523224). Editora Brasport, 2007.
(
http://bit.ly/dkEcC,
www.submarino.com.br/produto/1/1969819)
FERNANDES, Aguinaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz de.
Implantando a Governança de TI - Da Estratégia à Gestão de Processos e Serviços - 2ª Edição (8574523461)

COHEN, Roberto. Implantação de Help Desk e Service Desk.

GASPAR, Marcelo. TI Mudar e inovar - resolvendo conflitos com ITIL v3 aplicado a... Editora Senac.

BARBARÁ, Saulo. Gestão por Processos - Fundamentos, Técnicas e Modelos de Implementação (8573036389)

ITIL - Passo a passo:
www.desenvolva.net/search/label/ITIL%20-%20Passo%20a%20passo

ABNT NBR ISO/IEC 38500:2009 (Governança corporativa de tecnologia da informação):
http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=40015


E-BOOKS
MENKEN, Ivanka.
ITIL Service Manager Exam Preparation Course in a Book for Passing the ITIL Service Managers V2 Exam -
The How To Pass on Your First Try Certification Study Guide - Second Edition (parent-ISBN: 9781742441634). Publisher: Emereo Pty Ltd.

SITES DE ESTUDO
www.tiexames.com.br (Ex.: www.tiexames.com.br/curso_itil_v3_foundation.php)www.testking.com
www.itilnapratica.com.br


OUTROS SITES
http://www.governancadeti.com
http://gsti.blogspot.com/p/links-uteis-itil.html(http://www.portalgsti.com.br/p/links-uteis-itil.html)http://asq.org
(American Society for Quality)http://www.iienet2.org/Default.aspx (Institute of Industrial Engineers)

SIMULADOS

www.trainning.com.br/simulado_itil_1.htm
www.trainning.com.br/simulado_itil_2.htm
www.companyweb.com.br/itil/index.cfm
http://www.serviceti.info/ITIL-Simulado%20-%20output/quizmaker.html
http://gsti.blogspot.com/search/label/simulados
http://www.itilnapratica.com.br/war-room/simulados
http://blog.tecnologiaqueinteressa.com/2010/12/simulados-itil-em-portugues.html


ARTIGOS
-
http://www.itilnapratica.com.br/projetos-itil-o-que-estamos-realmente-implementando
-
http://www.itilnapratica.com.br/itil-service-manager-as-aventuras-da-certificacao
- ITIL - O Ciclo de Vida do Serviço (http://www7.rio.rj.gov.br/iplanrio/publicacoes/cadernos/07/01)
- O que o executivo/acionista deve saber sobre segurança da informação?
(http://www.itweb.com.br/blogs/blog.asp?cod=58)http://imasters.uol.com.br/artigo/16680/gerencia/conhecendo_e_entendo_o_processo_de_gestao_de_mudanca
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Gestao_de_mudancas_13_sugestoes.htm


SIMULADOR (JOGO)
- Service Management Simulator:
http://www.servicemanagementcenter.com/main/pages/IBMRBMS/PDFM/ShowCollateral.aspx?oid=36232


FERRAMENTAS
Service Desk (Controle de Chamados):
- OTRS (Open Ticket Request System):
http://otrs.org; Manual:http://doc.otrs.org/itsm/1.2/en/html
- GLPI:
www.glpi-project.org
- Ocomon
- iTop:
http://www.combodo.com/itop
- RT:
bestpractical.com/rt
- Aranda
- Spiceworks:
www.spiceworks.com.br
http://www.opensourcehelpdesklist.com
http://www.portalgsti.com.br/p/links-uteis-itil.html

17 de mai. de 2011

A Universidade de Campinas abre o portal Open Source WARE

A Universidade de Campinas - UNICAMP tomou uma iniciativa exemplar recentemente. Trata-se de um espaço no Portal denominado Open Source
Ware<http://www.ocw.unicamp.br/>, aberto a visitantes que desejem visualizar e baixar todo o material das aulas ministrados nos cursos de nível superior.
Para acessar o conteúdo não é necessário cadastrar usuário/login. Existem materiais de diversos temas, incluindo áreas da Ciência da Computação eSistemas de Informação.

Em um mundo que tende a colaboração, considerei uma atitude motivadora e moderna da Instituição.

 Confiram mais detalhes:
 http://acessa.me/unicamp

14 de mai. de 2011

GERENCIA DE PROJETOS - Guia de sobrevivência em gestão de projetos

Não importa o tamanho do projeto, a abrangência, a complexidade, o curto prazo, o pequeno orçamento, a escassez de recursos, as dificuldades de comunicação e de integração das equipes, ou até mesmo as competências necessárias e as habilidades solicitadas. Há sempre um resultado que deve ser alcançado através do projeto: o sucesso!
De todas as questões inerentes à gestão de projetos, o sucesso é a única questão com a qual todos sempre terão que conviver. Seja em projetos grandes ou pequenos, com alto ou baixo nível de exigência, com tranqüilidade ou na correria, com direito a fins de semana e feriados ou sem direito a nenhum deles, com reuniões presenciais ou com vídeo conferências, o sucesso sempre estará permeando as conversas relacionadas aos resultados do projeto. O propósito do projeto será sempre o de criar resultados positivos para os envolvidos.
Em seu planejamento você deve considerar todos os detalhes e minúcias, buscando o equilíbrio entre riscos e oportunidades. Mas como o planejamento é de domínio público, infelizmente não é possível ter todos os recursos materiais e humanos à nossa disposição, além disso todo projeto tem algum ponto de limitação.
Sendo assim, fica a pergunta: Como se preparar para esse desafio?
Para tentar auxiliar, recomendamos que sejam observadas as dicas abaixo com muita seriedade. Este itens colocados na prática em conjunto podem ajudar na grande maioria dos projetos:
  • Faça o plano de projeto:

Garantir o sucesso do projeto começa por definir claramente o objetivo do projeto. É imprescindível que todos os principais interessados estejam alinhados para o significado do sucesso. O plano de projeto não deve ter foco em detalhes da execução deste, mas deve sobretudo determinar o objetivo que deve ser alcançado.
A chave para garantir que você alcance o sucesso passa por um consenso sobre as expectativas de todos os principais interessados no projeto. Não conclua o Plano de projeto até que todos os interessados concordem com o objetivo traçado.
  • Plano de gerenciamento de projetos:

Um plano de gerenciamento é fundamental para garantir o sucesso do projeto, além de ser um documento que orienta as regras e instruções referentes a este. O plano deve descrever diretivas, melhores práticas, ações táticas e operacionais. Deve também incluir métodos para um melhor gerenciamento/acompanhamento do processo.
Tenha certeza que este documento fornece uma lista de atividades que contemplam todos os itens essenciais da gestão e os níveis apropriados para a consistência, padronização e uniformização.
  • Registre todos os riscos:

Não há sucesso sem obstáculos e percalços. Em bom português, obstáculos e percalços para os amantes do gerenciamento de projetos significam riscos. Um bom gerenciamento de riscos não só contribui, mas pode ser uma determinante fundamental para o sucesso do projeto.
Uma das três principais causas de projetos fracassarem é um gerenciamento de riscos ineficiente ou problemático. O gerenciamento eficaz de riscos inicia com o registro de todo e qualquer risco, que deve ser traduzido em ameaças ou oportunidades para o projeto.
Este gerencioamento deve envolver e comprometer os principais interessados no sucesso do projeto para mitigar os riscos evitando que se transformem em problemas eminentes.
  • Gerenciamento de tempo/cronograma:

O sucesso do projeto está inteiramente ligado ao prazo de conclusão do projeto e também da execução das tarefas que o compõe.
É fundamental definir detalhadamente as atividades específicas do cronograma que compõe as várias entregas do projeto, sem perder de vista as dependências das atividades, os recursos que precisam ser envolvidos em cada atividade, a estimativa de duração de cada atividade, as atividades que podem ou devem ocorrer paralelamente, além do acompanhamento e controle das mudanças do cronograma.
  • Orçamento do projeto:

O orçamento considera as necessidades de informação das partes interessadas no projeto. Diferentes partes interessadas irão medir os custos do projeto de diferentes maneiras e em momentos diferentes, por isso devemos garantir que o orçamento disponível será suficiente para obter os resultados que traduzirão o projeto em sucesso.
Uma regra básica é ter um fundo de reserva para o projeto, o que muitos gestores infelizmente deixam de fazer e em alguns casos a falta de reservas cria um impacto diretamente no sucesso do projeto - já que sem budget para pequenos ajustes, alguns projetos acabam fracassando.
  • Análise dos interessados:

Antes de partimos em qualquer aventura, nós gostaríamos de conhecer a topologia do terreno. Existem montes, vales, rios ou áreas de terra estéril? As respostas para estas perguntas nos ajudariam a planejar como estamos a navegar no território.
Da mesma forma funciona para projetos que gostaríamos de saber a análise das partes interessadas. Haverá partes interessadas negativas para quem deve planejar estratégias de mitigação?
  • Plano de Comunicação:

É a área de conhecimento que concentra os processos necessários para garantir a criação, coleta, distribuição, armazenamento, recuperação e destinação final das informações sobre o projeto de forma oportuna e adequada.
Todos os envolvidos no projeto devem entender como as comunicações afetam o projeto como um todo. Nenhum projeto deve ser realizado sem um plano de comunicação.
Planejando“o quando”, “o quê” e “para quem”, além de comunicar as atualizações do projeto, podemos antecipar situações adversas. A comunicação é essencial para o sucesso do projeto.
  • Lições aprendidas:

Todos os projetos nos trarão lições valiosas. Contudo, é preciso que essas lições sejam documentadas e divulgadas como base de conhecimento para outros projetos.
Há uma abundância de exemplos de projetos muito complexos em que o descompasso entre a experiência do gerente do projeto e a complexidade do projeto é um risco que deve ser mitigado ativamente.
Se existir uma base de conhecimento acessível onde possam ser registradas e consultadas as lições aprendidas, certamente haverá um ganho considerável para a execução do projeto e conseqüentemente a base de conhecimento contribuirá para o sucesso da empreitada.