Páginas

2 de abr. de 2011

Ferramentas de inventário OPEN SOURCE

Esta semana precisei pesquisar boas ferramentas de inventário para usar no meu trabalho. O resultado foi bem produtivo e achei uma boa idéia compartilhá-lo com vocês, já que muita gente pode passar pela mesma situação. Vou apenas descrever as ferramentas gratuitas que encontrei, que não devem em nada às proprietárias e podem ajudá-lo a diminuir os custos.

CACIC
CACIC é uma ferramenta livre, gratuita e que está disponível no portal Software Público do Governo Federal. Com o CACIC você pode obter relatórios do hardware das máquinas e de todo o parque computacional de sua empresa, descobrir quais sãos e a quantidade de softwares licenciados (ou não), gerar informações patrimoniais e mais um bocado de coisas. Um agente é instalado na máquina cliente, que fica monitorando-a e é capaz de enviar emails e alertas ao detectar qualquer alteração no hardware, por exemplo. A instalação do software não é complicada e há clientes tanto para Windows, quanto para Linux.

Screenshot: http://www.jfce.gov.br/internet/noticias/img/cacic2.jpg

OCS Inventory
O OCS tem boa parte das funcionalidades do CACIC e, além de tudo, é capaz de detectar vários tipos de equipamentos como, por exemplo, switchs e impressoras de redes. Um outro recurso bastante interessante desta ferramenta é a possibilidade de, a partir do servidor central, fazer upload de pacotes e arquivos que podem ser baixados e executados na máquina cliente automaticamente. Há agentes para Linux, Windows, Mac e BSD.
Screenshot: http://www.ocsinventory-ng.org/uploads/images/ocs-all-computers.png

Ocomon
Na verdade, esta ferramenta é usada para cadastro, acompanhamento, controle e consulta de ocorrências de suporte. Entretanto ela possui um módulo, chamado Invmon, que permite atrelar chamados aos devidos equipamentos e dessa forma cadastrar máquinas, gerar relatórios, obter histórico de mudanças na localização dos equipamentos, controlar licenças de software etc. Ele foi feito usando PHP e MySQL e você pode fazer testes em um demo online disponível aqui.

Open-AudIT

Open-AudIT consegue detectar equipamentos que estão na rede e como estão configurados. É possível obter informações como sistema operacional, hardware, softwares, usuários e configurações de segurança tanto de máquinas rodando Windows, quanto de Linux. De um dispositivo de rede (impressoras e switches) é possível obter endereço MAC, portas abertas, IP etc. É possível, também, fazer com que o Open-AudIT obtenha essas informações automaticamente.

Screenshot: http://www.open-audit.org/images/screenshot_03.png

Bem, é isso. Existem várias outras ferramentas de inventário, mas na minha opinião estas são as que possuem um melhor custo/benefício. E na sua? Você conhece alguma outra ferramenta deste tipo que merece estar na lista?

3 comentários: