Páginas

31 de mar. de 2011

Estrutura do ITIL v3

O Governo do Reino Unido no final da década de 80, desenvolveu a ITIL (Information Technology Infrastructure Library), através da CCTA (Computing and Telecommunications Agency), no sentido de oferecer um conjunto de Melhores Práticas em áreas de prestação de serviços e suporte de serviço de TI, para organizações de qualquer porte, tanto públicas como privadas. A disciplina ITIL corresponde a uma estrutura baseada em 10 processos, todos interligados, que descrevem processos-chave para que as empresas de TI forneçam serviços de qualidade a seus clientes.

 A ITIL v3 está dividida em 05 livros.

Estratégia do Serviço (Service Strategy)
Desenho ou Projeto do Serviço (Service Design)
Transição do Serviço (Service Transition)
Operação do Serviço (Service Operation)
Melhoria Serviço Continuada (Continual Service Improvement)

Não é correto afirmar que o ITIL foi implementado, o objetivo é “implementar” o Gerenciamento dos Serviços de TI, e para isso você utiliza a ITIL como base porque elas são as boas práticas (sugestões), ou seja são recomendações já utilizadas na indústria.

Mas porque utilizar o ITIL, porque não utilizar outro framework?
O ITIL nada mais é do que sugestão, recomendação do que é utilizado na indústria, é o que deu certo. Tem que ficar claro que o ITIL não é uma receita pronta, até porque se fosse uma receita pronta, seria uma metodologia. ITIL adote, adapte aos objetivos da gestão, funcionando como um ativo estratégico para a gestão de TI.


A grande sacada da ITIL V3 é que ela não reinventa a roda, ela complementa os processos da ITIL V2 conhecidos com um número de novos processos e coloca mais ênfase na produção de valor para o negócio. Devido a nova estrutura de ciclo de vida do serviço,  todas as interfaces entre os processos ITIL foram alteradas para refletir a nova estrutura de processo na ITIL V3,  então embora os processos da ITIL V2 e V3 sejam conceitualmente idênticos, as suas interfaces mudaram.



 


Os textos sobre a ITIL é protegido por copyright encontra-se em inglês e é de propriedade da OGC / ITSM-BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário