TI quatro P tem como objetivo trazer os assuntos mais relevantes relacionados a TI sempre focado nos em 4 P(s): Pessoas: Papéis a serem atribuídos a pessoas nos processos. Processos: Processos definidos e que sejam medidos. Parceiros: Fornecedores. Produtos: Que englobam serviços, tecnologia e ferramentas.
2 de ago. de 2017
22 de mai. de 2017
5 sinais que você está diante de um golpe de pirâmide com Bitcoin
Recentemente surgiu uma “mineradora” de Bitcoin nas nuvens que prometia lucros de 20% ao mês com a mineração de Bitcoin. O investimento mínimo era de 500 dólares (2 mil reais). Várias pessoas ficaram no prejuízo e nunca mais irão ver seu dinheiro de volta.

Lembro que Bitcoin é a moeda ideal para estelionatários aplicarem golpes de pirâmide, pois governo nenhum pode congelar sua conta e é muito fácil de ir tirar férias no caribe com o dinheiro das vitimas de um golpe desses. A única maneira de se proteger de golpes é tendo informações corretas e honestas sobre o Bitcoin, por isso a existência desse canal. Então fiquem atentos, pois eu listei 5 sinais para você ter certeza (ou pelo menos desconfiar) que está diante de um golpe de pirâmide com Bitcoin e não entrar nessa roubada.
- A empresa oferece lucros acima de 5% ao mês.
Uma empresa de mineração jamais poderá oferecer mais de 5% de lucro em mineração com Bitcoin. Isto porque a mineração não é tão lucrativa quanto às pessoas costumam fantasiar. Existem muitos custos por trás da atividade, tais como energia, funcionários, servidores, etc. Eu já cheguei a escutar que supostas empresas de mineração estavam oferecendo 30% de lucro, o que é um completo absurdo! E mesmo se a empresa oferecer lucros abaixo de 5% isto não isenta a mesma de ser um golpe de pirâmide com uma vida mais longa.
- A empresa usa marketing multinível no processo de mineração
A empresa que deu o calote nos seus investidores ontem cobrava uma taxa de adesão de 100 dólares para entrar na matriz multinível. Não existe lógica nenhuma cobrar um taxa de adesão para poder começar a minerar, esse foi o motivo que me fez desistir da Bitknock (site fora do ar!). Vamos pensar um pouco. Se a atividade de mineração Bitcoin é por si só lucrativa, porque eu preciso pagar uma taxa de adesão para poder convidar meus amigos para o negócio? Não faz sentido nenhum, não é mesmo?

- A empresa não deposita diretamente na sua carteira o resultado da mineração
Empresas serias de mineração pedem o endereço da sua carteira para depositar diretamente e diariamente a sua parte da mineração. Na empresa que deu o calote ontem em seus investidores você tinha que acumular uma quantidade mínima para retirada dos seus Bitcoin. E você tinha ainda que fazer o processo de retirar os seus Bitcoin manualmente para sua carteira. Ou seja, a empresa estava dificultando a retirada dos seus fundos.
- A empresa tem menos de 1 ano de funcionamento
Oferece lucros de mais de 10% ao mês e tem menos de 1 ano de vida é batata! Saia fora que é uma mineradora golpe de pirâmide em Bitcoin. A matemática é simples! Quanto maior a margem de lucro a empresa oferece aos seus investidores menor será o tempo de vida da mesma no mercado. Se a empresa oferece uma margem de lucro alta o tempo de vida dela será curto, pois os golpistas terão que sumir com o site e os vestígios do negócio quando a base da pirâmide parar de crescer. Resumindo, se a empresa oferece um lucro de 10%, isto significa na prática que ela pode ficar durante 10 meses te pagando com seu próprio dinheiro! Só então, depois destes 10 meses, que ela começa a usar dinheiro de outros investidores para te pagar. É mais ou menos neste ponto que os golpistas costumam dar o calote em todos os investidores.
- A empresa usa piscinas de mineração.
Essas empresas golpistas costumam usar piscinas de mineração de grande volume para disfarçar a pirâmide financeira. Quando é uma mineradora séria, que está há vários anos no mercado, ela é a própria piscina de mineração! Uma boa dica é você visitar os canais oficiais destas empresas no youtube.com atrás de palestras dos seus fundadores e vídeo das máquinas de mineração funcionando. Você precisa encontrar um vídeo com um galpão repleto de máquinas funcionando uma do lado da outra, que o barulho das ventoinhas resfriando os processadores chega até ser ensurdecedor! Na prática, são destas salas gigantes que vem todo Bitcoin minerado no mundo.
Deixo aqui também mais uma reflexão neste artigo. O ser humano é muito imprevisível, a ganancia pode fazer as pessoas perderem a moral. Então, mesmo projeto sérios de mineração como a Genisis Mining (lançada em fevereiro de 2014) e que oferece contratos vitalícios de poder de mineração. Mesmo essas empresas em determinado momento pode se deixar contaminar pela ganancia e começar a fraudar seus investidores.
Dos 21 milhões do Bitcoin que poderão existir em circulação no mundo mais de 70% já foi minerado e tem dono! Acho que a moeda está indo para uma nova fase. Penso que o melhor jeito para se conseguir Bitcoin agora seja oferecendo um produto ou serviço. Somente assim o Bitcoin irá cumprir seu real proposito de ser uma moeda de troca livre de bancos centrais.
O número de sites que passam golpes em Bitcoin são enormes. Segue no link a lista negra com milhares de sites que já aplicaram em Bitcoin no mundo.
http://www.badbitcoin.org/thebadlist/#BTC
http://www.badbitcoin.org/thebadlist/#BTC
Não se deixem atrair por investimentos com grandes taxas de retorno. Nada de valor nessa vida vem fácil. Espero que este artigo tenha sido útil para informar pessoas que estão pensando em fazer esse tipo de investimento. Paz.
1 de mai. de 2017
Google oferece 14 cursos gratuitos com certificado
![]() |
Google oferece 14 cursos gratuitos com certificado. |
De qualquer lugar do Brasil, você pode aprender com as melhores empresas do mundo. O Google, por exemplo, oferece 14 cursos totalmente gratuitos e on-line para quem quer entender e trabalhar com suas ferramentas.
As aulas são disponibilizadas por meio da Alison, plataforma grátis de ensino global. Por lá, também há cursos proporcionados pela Microsoft, Universidade de Cambridge, Harvard, Stanford, MIT e outras instituições de renome.
Importante lembrar que todos os cursos têm certificado ao final, caso seu aproveitamento seja de 80% ou mais em cada uma das avaliações do curso. Confira, faça seu cadastro e comece a estudar:
Microsoft oferece curso de fundamentos de sistemas de rede gratuito
A Microsoft, por meio de sua plataforma Microsoft Virtual Academy, está oferecendo o curso de Fundamentos de Sistemas de Rede gratuito com certificado. Neste curso da MVA, conheça os fundamentos do design e do funcionamento de redes modernas e prepare-se para o Exame 98-366, parte de uma certificaçáo da MTA
01 | Noções sobre sistemas de rede local
Neste módulo, você aprenderá sobre conceitos básicos e sistemas de rede local.
02 | Definindo redes com o modelo OSI
Este módulo descreve o modelo OSI e como suas camadas determinam o modo como o tráfego de rede é movido e consumido.
03 | Noções sobre redes com e sem fio
Este módulo aborda os aspectos básicos da mídia com fio e sem fio, protocolos, padrões e conceitos.
04 | Noções sobre o protocolo IP
Neste módulo, você aprenderá sobre o protocolo IP e como ele faz a Internet e as redes modernas funcionarem.
05 | Implementando TCP/IP na linha de comando
Este módulo descreve as ferramentas usadas para gerenciar e solucionar problemas de redes.
06 | Trabalhando com serviços de rede
Este módulo descreve os serviços que podem ser fornecidos e que são necessários para uma rede funcionar.
07 | Noções sobre redes de longa distância
Neste módulo, você aprenderá como conectar sua rede local a outras redes locais em grandes áreas geográficas e através de vários tipos de limites.
08 | Definindo a infraestrutura e a segurança da rede
Este módulo mostra como usar adequadamente as ferramentas descritas nos módulos anteriores para criar uma rede funcional e segura.
Para fazer o curso, acesse: MVA
24 de mar. de 2017
Microsoft está oferecendo 5 especializações grátis e com certificado oficial
![]() |
(5 especializações grátis e com certificado oficial) |
A Microsoft está oferecendo cinco especializações de forma gratuita e com certificados oficiais. Chamada de: "Maratona Open Source + Azure" terá uma duração de 5 semanas. Estes programas são gratuitos e todos os participantes que completarem os exames finais e se qualificarem satisfatoriamente, terão direito a um diploma emitido pela Microsoft América Latina.
O programa teve inicio no dia 13 de março, e tem duração de cinco semanas.
Formato: Especialização (disponível através de vídeos on-line (24/7) em formato de sala de aula virtual).
Horas: O acesso ao curso está disponível na sala de aula virtual 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante 5 semanas.
Recursos de Apoio: O curso tem material de apoio em tópicos do curso no formato PDF e laboratórios práticos, e sessões online (ao vivo) com instrutores para responder dúvidas.
Cursos disponíveis:
Fonte: CBSI
20 de mar. de 2017
Encontre a melhor Certificações em TI de Graça
Um ótimo guia feito para você descolar sua certificação em TI de graça:
Veja aqui como conseguir sua Certificações em TI de Graça: Lá se vão quase dez anos da minha primeira certificação e depois dela muitas outras vieram. Para nós, profissionais de TI, a certificação profissional em muitos casos não é mais um diferencial, mas uma exigência para a contratação.
Depois de seis anos no meu último emprego, me encontro hoje a procura de uma nova oportunidade. Por isso eu resolvi transformar essa adversidade(desemprego) em oportunidade, buscando as certificações que tem maior peso no mercado, gastando o mínimo possível (de preferência sem gastar nada), enquanto o meu novo emprego não vem.
Dessa busca surgiram dicas valiosas, sobre como é possível se preparar e, em alguns casos, até se certificar, totalmente de graça. Essas são as dicas que eu gostaria de compartilhar com vocês!!! Porquê? Sem discurso clichê de manifesto GNU ( a informação é livre para todos), ou filosofia Ubuntu (sou o que sou graças ao que somos todos nós), eu acredito que existam mais pessoas em situação parecida com a minha e sabemos que na escuridão mais densa, basta uma única faísca para indicar o melhor caminho...
Embora a certificação ateste conhecimento, o que não significa necessariamente competência (minha opinião), nada melhor do que ter uma instituição de peso atestando o seu conhecimento sobre um determinado tema. Principalmente durante a busca de um novo emprego.
Após obter as minhas certificações muitas portas se abriram na minha vida profissional, além disso, geralmente as empresas pagam em média 30% a mais para manter profissionais certificados no seu quadro.
Neste artigo vou dividir as certificações em duas categorias: as certificações técnicas (MCP, LPIC, CCNA,etc.), recomendadas para técnicos, analistas, desenvolvedores, engenheiros e arquitetos de TI e as certificações para gestores (PMP, SCRUM, 6 Sigma,etc.), recomendadas paracoordenadores, líderes, supervisores e gerentes.
A experiência autodidata exige disciplina, motivação e principalmente dedicação para alcançar os seus objetivos. Por experiência digo que não é um caminho fácil aprender sozinho, porém, a sensação de "missão cumprida" compensa todo o esforço. Sozinho eu consegui, entre outras coisas, aprender inglês e espanhol, o que me ajudou muito na minha carreira.
Para os profissionais que estão longe dos "grandes centros" essa pode ser aúnica alternativa viável, para se manter atualizado, já que o conteúdo online possibilita isso.
Como diziam Timão e Pumba, "Hakuna Matata" (vamos lá)
Certificação Microsoft
Já há algum tempo a Microsoft entrega o conteúdo da preparação para as suas certificações gratuitamente, lembro-me de ter ganho alguns vouchers com oTechNet e com a Academia de Segurança lá em 2008.
Hoje, para nossa alegria, existe o Microsoft Virtual Academy (vulgo MVA), onde é possível realizar cursos online, preparados pelos especialistas daMicrosoft, e obter um certificado de conclusão, enquanto você se prepara para a prova de certificação.
Acesse o MVA aqui.
PS: Certificado não é igual a certificação, enquanto o certificado atesta o cumprimento de uma grade de conteúdo, em uma determinada carga horária, com ou sem prova; a certificação comprova o domínio sobre algum tema específico, comprovado geralmente através de alguma prova.
Para saber mais sobre as certificações da Microsoft acesse esse link.
Outra dica legal são os livros gratuitos da Microsoft Press, com conteúdo técnico extremamente relevante e atual e, o mais importante, totalmente de graça. Para acessar os livros gratuitos da Microsoft Press acesse esse link. Vale a pena visitar o link regularmente para conhecer novos títulos disponibilizados.
Caso você já seja um expert em alguma das tecnologias da Microsoft, você podese candidatar ao Subject Matter Experts (SME), que são os profissionais que trabalham junto ao time que cria as provas de certificação da Microsoft. Uma vez que você se torna um SME, você fará parte de uma seleta base de dados, para a qual são enviados convites para a realização de exames beta gratuitamente.
O exame beta tem o mesmo peso de uma certificação paga, com o bônus de que você não paga nada. Deixo aqui o meu testemunho de quem fez um exame beta e se surpreendeu pela qualidade do teste. Caso você seja aprovado no exame beta você será um profissional certificado pela Microsoft, sem nenhuma distinção. Acesse o cadastro do SME aqui.
Certificação Linux
Uma das certificações mais reconhecidas pelo mercado, em relação ao Linux, é a certificação do Linux Professional Institute - LPI, que é a maior certificação Linux do mundo.
O LPI disponibilizou gratuitamente o e-book "Linux Essentials Training Manual", que embora não seja obrigatório, contribui muito para a preparação para os exames. O e-book está disponível somente em inglês através desse link.
As certificações do LPI geralmente iniciam com o LPI nível 1, composta pelasprovas 101 e 102. Após certificar-se no nível 1 você pode dar sequência na sua carreira com a certificação do LPI nível 2, composta pelas provas 201 e 202.
Maiores informações sobre o LPI e suas certificações podem ser vistas aqui.
O site LPIBRASIL oferece gratuitamente um roteiro de auto estudo para que você possa se preparar para as provas 101 e 102 do LPI 1. Esse roteiro está disponível neste link. O site oferece ainda simulados gratuitos para você testar os seus conhecimentos antes da prova através desse link.
Outra dica é o canal Bóson Treinamentos do Youtube, que oferece vídeos preparatórios para o LPI-1 de graça. A playlist pode ser acessada nesse link.
Existem ainda alguns simulados gratuitos na rede, como os simulados desenvolvidos por Daniel Armbrust, disponível nesse link, ou os simulados desenvolvidos pelo site CERTIFICAÇÃO LINUX, disponíveis no link.
Você pode também estudar de maneira mais divertida com o jogo desenvolvido pela Fuctura Tecnologia, que é um tipo de jogo do milhão com questões sobre o Linux.
O jogo pode ser acessado neste link.
Certificação Cisco
Para os profissionais de rede e telecom, duas das certificações mais procuradas são as certificações da Cisco: o Cisco Certified Network Associate (CCNA) e o Cisco Certified Network Professional (CCNP).
CCNA_R&S_1_Introduction _to_NetworkingCCNA_R&S_2_Routing_and_Switching_Essentials
CCNA_R&S_3_(Scaling Networks)
CCNA_R&S_4_(Connecting Networks)
CCNA_R&S_3_(Scaling Networks)
CCNA_R&S_4_(Connecting Networks)
A Fundação Bradesco, em parceira com a Cisco Academy, oferece cursos semipresenciais gratuitos preparatórios para ambas as certificações. Verifique se você é elegível e as regras para a participação nos cursos neste link.
Para quem está com o inglês afiado (e quem não estiver comece ...) existe também um curso online, preparatório para o CCNA Security, totalmente gratuito, oferecido pela Charles Sturt University. Você pode aplicar para o curso preparatório através deste link.
A DLTEC mantém um canal no Vimeo com vídeos preparatórios para o CCNA e CCNP, vale a pena conferir os vídeos neste link.
O blog Estude CCNA disponibiza também algumas vídeos aulas gratuitas preparatórias para o exame. O diferencial deste blog é que você pode colaborar e interagir com outras pessoas que também estão se preparando para o exame. Acesse o blog neste link.
Project Manager Professional - PMP
Para todo profissional de projetos no Brasil, a certificação Project Manager Professional - PMP, mantida pelo Project Management Insitute - PMI, é a "cereja do bolo", ou seja, é o melhor jeito de se destacar da multidão. Para obter a certificação PMP você deve preencher alguns requisitos (link), tenha certeza que você cumpre todos os requisitos antes de preparar-se para a prova de certificação. o PMP Handbook contém todas as informações relevantes sobre o exame, em português, disponível no link.
O curso PMP para Todos (crédito para Frederico Aranha) oferece conteúdo online, totalmente gratuito, para que você possa se preparar para a certificação PMP. Este curso é aceito pelo PMI para cumprir o requisito de 35 horas de contato formal em educação sobre o gerenciamento de projetos. Para se inscrever no curso acesse esse link. Além do curso o Frederico postou,também de graça, um simulado para que você possa se preparar ainda melhor para a prova.
Acesse o simulado neste link.
O Carlos Jacobino Lima disponibiliza um canal no Youtube com vários vídeos que também podem ajudar na preparação para a certificação PMP. Os vídeos podem ser vistos através deste link.
O site Radar de Projetos disponibiliza alguns simulados online gratuitos para a certificação PMP. Os simulados podem ser acessados aqui.
O site Gerentes de Projetos Pro oferece também um simulado online gratuito para o PMP, no entanto, é preciso registrar-se no site para ter acesso ao simulado. O simulado está disponível no link.
Por fim, a Training Education disponibiliza, também gratuitamente, o seu simulado para a certificação PMP.
O simulado pode ser acessado através do link.
Scrum - Metodologia Ágil
Todo profissional de projetos já teve ou fatalmente irá ter algum contato com metodologia ágil (mesmo que seja para defender o porque de não usar). Dentre as metodologias ágeis o Scrum vem se destacando cada vez mais nos projetos de TI.
Atualmente existem duas certificações que são as mais reconhecidas pelo mercado: o Certified Scrum Master - CSM, da Scrum Alliancee oProfessional Scrum Master - PSM do Scrum.org. Para não criar polêmica, deixo a critério de vocês a escolha entre uma ou outra, acredito que ambas colaboram para o desenvolvimento profissional. As dicas desta seção servem para ambas as certificações, embora para a certificação CSM
, é exigida a participação em um curso ministrado por um CST além da prova online.
Para quem está com o inglês em dia é possível fazer um curso online e conseguir uma terceira certificação, a Scrum Fundamentals Certified - SFC através do site Scrum Study.
Acesse o curso neste link.
Novamente o Frederico Aranha nos presenteia com conteúdo gratuito. NoSite Campus é possível fazer online e de graça dois cursos sobre Scrum, o preparatório para a certificação SFC e outro curso chamado "Scrum 100 Lero Lero".
Você pode se inscrever para os cursos neste link.
6 Sigma - White e Yellow Belt
Para quem busca ampliar os conhecimentos melhoria de processos, o Lean Six Sigma com certeza é uma boa pedida. Existem atualmente vários níveis de certificação: White Belt, Yellow Belt, Green Belt, Black Belt, e Master Black Belt (do iniciante para o expert).
Nos dois primeiros níveis, o White e Yellow Belt, é possível certificar-se online e de graça. Para isso você deve cursar os módulos e ter um rendimento mínimo na prova de conclusão. Deixo aqui duas dicas, uma em português e outra em inglês (viu como precisa de inglês para trabalhar com TI??);).
O curso White Belt da Escola EDTI é uma boa opção para quem está começando a ter contato com o Lean Six Sigma, pois cobre o essencial sobre a melhoria de processos e o ciclo DMAIC. Ao final do curso, caso você obtenha o rendimento mínimo na prova de avaliação você será automaticamente um profissional certificado White Belt. Acesse o curso através deste link.
O curso Six Sigma Yellow Belt - SSYB da 6Sigma Study é a sequência lógica do avanço dos seus conhecimentos no Lean Six Sigma, após obter o White Belt. O curso é 100% online e gratuito e também inclui a certificação, de acordo com o seu aproveitamento no exame final. O curso está disponível através deste link (em inglês).
Certificações em geral
Existe também este site que se chama lá você tem várias vídeo aulas (totalmente em inglês), com preparatórios para certificações, e também, simulados onde você pode por em prática o seu conhecimento em sua respectiva certificação...
Conclusão
Enfim, espero que estas dicas sejam úteis e que possam ajudar a alavancar a sua carreira e o seu desenvolvimento profissional. Lembre sempre que o desenvolvimento é um exercício diário, é preciso manter-se sempre atualizado.
Como dizia o mestre Yoda : " Estar sempre pronto preciso é".
Assinar:
Postagens (Atom)