O blackphone é um aparelho pró-privacidade sendo desenvolvido pela startup espanhola Geeksphone, em parceria com a empresa americana de segurança silenciosa Círculo usando uma versão Android "orientada para a segurança" chamado PrivatOS.
"Nós modificamos alguns comportamentos padrão do Android e algumas falhas de segurança que encontramos e chamamos isso de PrivatOS. É apenas pequenas modificações do núcleo do Android ", disse o fundador e CEO da Geeksphone Javier Agüera, demos o dispositivo para TechCrunch.
"Por exemplo, os motores de criptografia padrão - há uma lista de mecanismos de criptografia que o sistema, por padrão, usa ... e na primeira versão do Android a primeira opção era bom o suficiente, então eles mudaram para algo que é terrível. Então, nós que reverteu para o que era antes. "
"PrivatOS é 100% compatível. Ele não cria qualquer fragmentação em tudo ", acrescentou. "Também fizemos melhorias de desempenho."
BARCELONA: SILENT CIRCLE tem colaborado com Geeksphone para fazer a blackphone, um smartphone rodando PrivatOS personalizados da empresa, que está divulgando como "o telefone ninguém se atreveu a fazer ainda".
O blackphone é centrado em torno da privacidade , e a empresa faz questão de salientar que, embora o sistema operacional móvel Android do Google é sua essência, é muito mais seguro do que o atual fluxo de smartphones rodando Android. Isso é muito bom, com base nas últimas estatísticas de segurança do Android , que revelam que é a meta para 98 por cento de todo o malware móvel.
Nós conversamos algum tempo com o blackphone no Mobile World Congress (MWC), onde o CIO Victor Hyder explicou o quão seguro o dispositivo.
Naturalmente, as primeiras coisas que temos que enfrentar eram características de segurança do aparelhos. PrivatOS personalizados de Silent Círculo veste o dispositivo, equipando-o com recursos de segurança próprios concebidos para proteger a privacidade do usuário e manter as informações no smartphone seguro.Estes incluem, entre outros, a pesquisa anônima, desativação automática de hotspots Wi-Fi não confiáveis, e mensagens de texto privado, chamando e recursos de transferência de arquivos.

Silencioso Círculo disse que também agrupa cerca de 700 dólares de recursos de segurança adicionais blackphone, que são de 24 meses sem assinatura. Estes incluem própria suíte de aplicativos de Silent Circle, incluindo três assinaturas para dar a amigos e familiares, SpiderOak backup criptografado de dados com 2GB de armazenamento gratuito a cada mês, e 1 GB por mês de armazenamento Disconnect livre.
Enquanto tudo isso soa bastante complexo e que há um monte de configuração para fazer, rapidamente conseguiu se familiarizar com o blackphone, que parece funcionar tão bem - se não mais - do que outros smartphones Android no mercado.Além do mais, Hyder disse que, ao ligar o aparelho pela primeira vez, um assistente de configuração vai demorar um usuário através do processo de registro para cada aplicativo, com estes "apenas trabalhando" quando isso for concluído.
Esses recursos irão, sem dúvida, um ponto de venda massiva para quem procura um telefone que vai realmente permitir-lhes gerir a sua privacidade, e, graças ao processo de configuração fácil do aparelho e interface limpa, é provável que ninguém será capaz de lidar com o dispositivo.
O telefone, além de suas características de segurança dedicados, vem com muito poucos aplicativos instalados, mas disse Hyder O INQUIRIDOR que o que está lá chegar totalmente seguro. Há a enorme quantidade habitual de aplicativos Android que você esperaria encontrar, como a câmera, calendário e música, mas você não vai encontrar nenhum dos outros bloatware freqüentemente encontrados em outros dispositivos. É claro que, mais aplicativos podem ser baixados, e Silent Círculo prometeu que vai proteger totalmente desses.
Do lado do hardware das coisas, o blackphone nada a gritar sobre a casa, mas para quem está no mercado para um telefone 'NSA prova de "que provavelmente não importa muito. O dispositivo é trabalhada a partir de um material plástico endurecido, com um plástico lustroso vestir a frente do telefone. É um telefone olhar muito simples, mas os olhares não são o que o blackphone trata.
O blackphone apregoa um 4.7in HD IPS touchscreen em sua frente, o que é muito nítida e vibrante o suficiente, enquanto há um chip de 2 GHz quad-core sob o capô, 2GB de RAM e 16GB de armazenamento interno. Há também uma câmera de 8MP na parte posterior, mas ainda temos de colocar isso à prova.
No geral, enquanto é difícil ficar animado com o projeto e as características do blackphone, não é isso que este dispositivo está em causa. Aqueles depois de um telefone que irá proteger totalmente a sua privacidade deve estar interessado, porém, como o silencioso Círculo está prometendo é algo que ainda tem que ser feito no mercado de smartphones.
Embora seja muito caro em US $ 629, silenciosa Círculo pode apontar para a US $ 700 em aplicativos que estão incluídos gratuitamente, um negócio que você não vai encontrar em outro smartphone com Android.