Páginas

29 de out. de 2013

Experiências em Gestão de Projetos: Diário de Bordo



Editora: Brasport
Autor: ALFREDO JOSÉ LOPES
ISBN: 9788574524450
Origem: Nacional
Ano: 2010
    Este livro, o 500º lançamento da Brasport, nasceu da ideia básica de esclarecer conceitos e compartilhar experiências em gestão de projetos de tecnologia com todos aqueles que de alguma forma estão envolvidos com esse universo e necessitam compreender o que efetivamente está sendo comunicado.
    O autor procura ao longo deste livro desmistificar muito do que se escuta a respeito em discursos repletos de “jargões” e expressões incompreensíveis à primeira vista. Imaginado como um Diário de Bordo, focado na experiência e no aprendizado do autor ao longo da carreira, o livro apresenta dicas relacionadas a metodologia de projeto, estratégias de comunicação, discussões sobre aspectos de governança, gestão de equipe e vários tópicos práticos tais como lidar com consultores, reuniões de projeto, gestão de riscos, processos de “escalation”, “Issues Log” etc. Será útil na medida em que sirva para esclarecer dúvidas e propor alternativas sobre pontos críticos de um projeto.
    Pode ser também utilizado como material de referência para tomada de decisão e esclarecimentos no que diz respeito à estruturação de um projeto e a possíveis estratégias e caminhos a serem tomados.

    19 de out. de 2013

    Aprenda a fazer cópias de segurança de seus arquivos com o SyncToy

    Ferramenta é gratuita e fácil de configurar

    Você usa um antivírus, mantém o Windows atualizado e talvez até tenha instalado ou configurou um firewall. Mas você tem uma rotina estabelecida para criar cópias de segurança (backup) dos seus arquivos? O backup não protege você apenas contra vírus, mas também contra acidentes, roubo e falhas de hardware e software que possam comprometer seus arquivos. Uma ferramenta simples e eficaz para essa tarefa é o SyncToy, que realiza a sincronização de pastas, servindo também para manter dois ou mais computadores sincronizados.
    A sincronização permite que duas pastas sejam “espelhadas” de forma eficiente. Se você possui uma pasta com uma quantidade razoável de arquivos, o sistema leva algum tempo para copiar todos os seus arquivos para outro local. Se essa pasta precisa estar idêntica em seu computador e em seu notebook, por exemplo, será necessário copiar cada arquivo novo criado no PC ou no computador portátil para a outra pasta, ou então responder dezenas de avisos sobre manter ou substituir pastas e documentos.
    Tela inicial do SyncToy.Tela inicial do SyncToy. (Foto: Reprodução)
    O SyncToy facilita isso: ele determina qual arquivo é mais novo e copia sobre o mais antigo e também renomeia e apaga arquivos, tornando as duas pastas cópias idênticas uma da outra – perfeito para backups e para uso de múltiplos sistemas.
    Para realizar essa função, o SyncToy trabalha com “pares de pastas” (folder pairs). A pasta da esquerda é a pasta principal, a base, e a pasta da direita é a que receberá os arquivos. No caso de uma sincronização completa, as duas pastas terão o mesmo peso – a diferença vale mais para os outros modos de operação do programa, em que uma pasta é ativa e a outra passiva.
    Depois da instalação do programa, você verá a tela inicial acima. O único botão disponível é o Create New Folder Pair, então clique nele. Na tela seguinte, você poderá escolher as pastas da esquerda e direita. Na esquerda (“Left folder”), procure colocar a pasta do seu disco – no caso, a pasta que você quer sincronizar, como a pasta de fotos ou documentos. Na pasta da direita, coloque o outro dispositivo, como o computador, pen drive ou disco externo que receberá os arquivos.
    Configure o Windows para usar sempre a mesma letra de unidade para armazenamento externo.Configure o Windows para usar sempre a mesma letra de unidade para armazenamento externo. (Foto: Reprodução)
    Dica: dispositivos externos recebem letras de unidade no momento em que são conectados ao Windows. Se você conectar mais de um ao mesmo tempo, é possível que ele receba uma letra diferente. Para impedir isso, clique com o botão direito em Meu computador, e selecioneGerenciar. Clique em Gerenciamento de disco. Clique com o botão direito em seu pen drive ou HD externo e então “Alterar letra de unidade e caminho”. Selecione uma letra de unidade, preferencialmente mais para o fim, como U, T ou Z. Sempre que seu dispositivo for conectado, ele receberá a mesma letra de unidade, permitindo que o SyncToy funcione corretamente.
    Na tela seguinte, você tem três opções de sincronização:
    Na pasta da esquerda, no SyncToy, coloque a pasta em seu computador ou a pasta principal. Na direita, a pasta secundária ou backup.Na pasta da esquerda no SyncToy coloque a pasta
    em seu computador ou a pasta principal. Na direita,
    a pasta secundária ou backup. (Foto: Reprodução)
    Synchronize: nessa opção, arquivos novos são copiados a partir das duas pastas. Se você criar um arquivo novo no seu pen drive, ele será copiado para seu PC e vice-versa. O mesmo vale para arquivos renomeados ou apagados.
    Echo: nessa opção, apenas a pasta da esquerda vale. Arquivos novos da esquerda são copiados para a direita, mas arquivos novos da direta não são copiados. Arquivos modificados ou apagados na pasta secundária não afetam a pasta principal. O que for modificado ou removido da pasta principal, no entanto, também é removido ou modificado na secundária.
    Contribute: nesse modo, os arquivos da pasta principal são copiados para a pasta secundária. Arquivos renomeados ou movidos também são renomeados na pasta secundária. Porém, nenhuma informação apagada na pasta principal será apagada na pasta secundária, permitindo que se mantenha um “histórico”.
    Programa dá diversas opções para sincronização. A primeira, Synchronize, garante que as duas pastas fiquem idênticas.Programa dá diversas opções para sincronização.
    A primeira, "Synchronize", garante que as duas
    pastas fiquem idênticas. (Foto: Reprodução)
    Note que um backup só vale como tal quando você tem duas cópias do mesmo arquivo.
    Isso garante que a falha de um único dispositivo de armazenamento não resulte na perda da informação. Usar o modo “Contribute” e apagar arquivos no seu PC em seguida não é uma forma de backup!
    Esse modo é útil se você quer manter um arquivo de documentos apagados em um HD externo e depois criar outra pasta par no HD externo com outro HD externo ou dispositivo, garantindo que os arquivos que foram apagados do seu PC também tenham uma cópia de segurança. Claro, se você não precisa desses arquivos em backup, isso não é necessário.
    Na tela seguinte, a única opção é a de dar um nome para seu processo de sincronização. Coloque um nome descritivo do tipo de arquivo que será sincronizado, como “Fotos”, “Músicas” ou “Documentos”.
    Dica: o SyncToy organiza a lista de pares de pastas pelo nome que você dá. Enumere os processos, colocando zero na frente. Por exemplo “01-Fotos”. Isso vai permitir que você controle a ordem em que cada par de pastas aparece na lista.
    Uma vez criado o seu par de pastas, clique em Change options para conferir mais algumas opções.
    Algumas opções só estão disponíveis depois que o par de pastas foi criado.Algumas opções só estão disponíveis depois que o par de pastas foi criado. (Foto: Reprodução)











    É possível bloquear a cópia de arquivos ocultos, de sistema ou somente leitura, e ativar ou desabilitar a cópia de arquivos modificados para a Lixeira.É possível bloquear a cópia de arquivos ocultos, de sistema ou somente leitura, e ativar ou desabilitar a cópia de arquivos modificados para a Lixeira. (Foto: Reprodução)
    Essa tela tem algumas opções bem úteis. Confira:
    Inclusion/Exclusion: permite definir quais arquivos serão verificados durante a sincronização. O padrão é um * no include, que significa “tudo”. Você pode definir para copiar apenas fotos, por exemplo, com um “*.jpg”, ou excluir a sincronização de programas, como um “*.exe” no exclude. “Exclude read-only files”, “... hidden files” e “... system files” impede a cópia de arquivos somente leitura, ocultos e de sistema, respectivamente. Cuidado ao excluir a sincronização desse tipo de arquivo: o Windows cria vários arquivos ocultos para armazenar informações como miniaturas de fotos e capas de CDs. Você também pode excluir subpastas específicas de serem sincronizadas na opção “Select subfolder”.
    Active for run all: define se essa sincronização será ativada por padrão quando a opção “run all” (executar todas) for escolhida. É especialmente importante caso você decida executar o SyncToy periodicamente, porque ele executará o “Run all” sem opções extras, e essa configuração é que vai determinar se a pasta será incluída nesse processo. Na interface gráfica com execução manual não importa muito, porque basta marcar ou desmarcar a caixa referente a cada processo.
    Save overwritten files in the Recycle Bin: mantém na lixeira uma cópia dos arquivos que foram substituídos. Por exemplo, se você está trabalhando com um documento no seu PC, usa o SyncToy para copiá-lo para o notebook e modifica o arquivo no notebook, a próxima sincronização irá substituir o arquivo do PC com o do notebook, que é mais novo. Com essa opção marcada, o arquivo velho é colocado na lixeira ao invés de ser removido definitivamente.
    Check file contents: força o programa a analisar o conteúdo dos arquivos para determinar se eles são idênticos e não precisam de nenhuma operação. O SyncToy analisa “só” o tamanho, nome e data de modificação. Normalmente, esses três são suficientes. Se o SyncToy não está copiando arquivos porque acham que eles são idênticos quando não são, marque essa opção. Na maioria dos casos, você não vai querê-la ativa, porque deixará o processo bem mais lento.
    Depois de feitas as configurações extras – se necessário – clique em Preview. Você verá quais operações serão realizadas pelo SyncToy.
    Preview permite verificar quais operações serão realizadas pelo SyncToy.Preview permite verificar quais operações serão realizadas pelo SyncToy. (Foto: Reprodução)
    Se tudo está certo, basta clicar em Run e os arquivos serão copiados, apagados ou substituídos, de acordo com a necessidade.
    Esses são os passos para a criação de um par de pastas. Crie vários para organizar seus backups de documentos, vídeos e fotos de acordo com a necessidade. Não tem problema em criar vários pares: você aumenta suas possibilidades de configuração e pode executar todos de uma vez só noAll Folder Pairs.
    Opção All Folder Pairs permite executar várias sincronizações facilmente.Opção "All Folder Pairs" permite executar várias sincronizações facilmente. (Foto: Reprodução)
    Agendando o SyncToy
    Backups precisam ser regulares. Se a cópia de segurança de um arquivo foi feita há dois meses e uma informação havia sido adicionada nele na semana anterior, o backup não será muito útil. O SyncToy pode ser agendado para executar periodicamente para que você mantenha sempre cópias atualizadas dos arquivos. O processo é um pouco diferente no Windows XP e no Windows Vista e 7.
    Windows Vista e 7
    No Windows Vista e 7, vá no menu Iniciar Acessórios Ferramentas do Sistema e escolha oAgendador de Tarefas. No painel da direita, clique em Criar Tarefa Básica.
    Agendador de Tarefas no Windows Vista e 7.Agendador de Tarefas no Windows Vista e 7. (Foto: Reprodução)
    Na tela seguinte você pode escolher o nome e a descrição da tarefa. Por exemplo: “SyncToy – Sincronização para HD Externo”. Clicando em Avançar, você pode escolhê-la periodicamente. Recomenda-se que backups sejam feitos todo dia ou toda semana. Você pode escolher um horário em que o computador é pouco utilizado, mas está ligado, como no horário do almoço, da novela, ou jantar. Para quem deixa o PC ligado na madrugada, essa é uma opção bastante interessante.
    Depois, você vai ter opções diferentes. Se for diariamente, terá de escolher a hora apenas. No caso de atualizações semanais ou mensais, terá de escolher o dia do mês ou da semana.
    Configure o horário para a execução diária da tarefa.Configure o horário para a execução diária da tarefa
    (Foto: Reprodução)
    Em “Ação”, selecione “Iniciar um programa”. Prossiga e, na tela seguinte, vá até a pasta do SyncToy (localizada em Arquivos de Programas) e escolha o “SyncToyCmd.exe”. Em “Adicione argumentos”, coloque “-R” (sem as aspas). Isso executará todos os pares de pastas configurados para “Run all”. Para impedir que um par de pastas específico seja executado com o agendamento, desmarque a opção “Active for run all” nas opções do par de pastas na interface do SyncToy.
    Você pode especificar um par de pastas específico, colocando o nome dele após o “-R”. Mas isso não é necessário na maioria dos casos se você configurou seus pares de pastas corretamente.
    Uma vez o comando configurado, é só concluir a criação da tarefa e seu SyncToy estará agendado.
    Windows XP
    Clique em Iniciar, Todos os programas, Acessórios, Ferramentas do sistema e Tarefas agendadas. Clique duas vezes em Adicionar tarefa agendada e o assistente será iniciado.

    Prossiga, e você terá de escolher o programa a agendar. O SyncToy pode constar nessa lista, mas não clique nele. Vá em Procurar e escolha o SyncToyCmd.exe na pasta do SyncToy em Arquivos de Programas.
    Na lista de programas, clique em Procurar para escolher o SyncToyCmd. O SyncToy que consta nessa lista, quando consta, não funciona.Na lista de programas, clique em Procurar para escolher o SyncToyCmd. O SyncToy que consta nessa lista, quando consta, não funciona. (Foto: Reprodução)
    O passo seguinte é escolher a periodicidade da execução do SyncToy. Vale a mesma regra dita acima para Windows Vista e 7: recomenda-se um backup diário em um horário em que o PC não está em uso.
    Na tela seguinte você precisa digitar seu nome de usuário e sua senha. Faça isso. Na tela final há uma caixa desmarcada com o rótulo “Abrir as propriedades avançadas...”. Marque essa caixa e clique em Concluir. Se você não fizer isso, terá de abrir as propriedades da tarefa manualmente depois.
    Para incluir a opção -R no Windows XP, é preciso usar as opções avançadas.Para incluir a opção "-R" no Windows XP, é preciso
    usar as opções avançadas. (Foto: Reprodução)
    Na caixa de propriedades, coloque “-R”, sem aspas, no final da linha, depois das pastas já presentes na caixa, como mostra foto.
    Backup e sincronização
    O antivírus protege o computador apenas contra dados maliciosos, mas ninguém o dispensa. O backup, que protege o sistema contra muitas outras situações que podem danificar arquivos, é frequentemente ignorado.
    Um simples pen drive com 8GB de capacidade é suficiente para armazenar os dados mais importantes de muitas pessoas. Exceto para colecionadores de vídeo e música, um HD externo de tamanho médio, que custa o mesmo que cerca de dois anos de uma assinatura de um programa antivírus, será suficiente.
    Um software fácil de usar para essa tarefa está aí. O problema de alguns programas de backup é que eles não permitem selecionar pastas específicas a serem copiadas, e tentam comprimir os dados. Isso diminui os custos de armazenamento, mas também diminui a flexibilidade. O SyncToy não faz isso, permitindo que os dados sejam utilizáveis nos dois dispositivos.

    23 de ago. de 2013

    Salvador Receberá o 2° Startup Weekend!

    O Startup Weekend é um movimento global de empreendedores ativos que estão aprendendo o básico da criação de startups e criando empresas de sucesso. É a maior comunidade de empreendedores com mais de 400 eventos realizados em mais de 100 países ao redor do planeta,
    somente em 2011.

    O Startup Weekend Salvador não é um evento de palestras, você não vai ficar entediado e quase não lhe sobrará tempo para sentir sono. Aliás, não sabemos nem se você vai conseguir dormir. Isso tudo porque durante um fim de semana você e mais uma equipe de pessoas bem diferentes, mas com a
    mesma vontade de trabalhar, terão que fazer uma ideia se transformar em um negócio. São 54 horas de muita atividade, aprendizado e networking.
    O evento, que ocorrerá entre os dia 13 e 15 de setembro, no Campus Paralela da UNIFACS, é organizado pela Agência de Inovação e Incubadora de Negócios UNIFACS, coordenadas pelos Prof. Thomas Buck e Marcelo Dultra, respectivamente, e conta como apoio da Fundação de Amparo à 
    Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/BA) e Village Marcas e Patentes.
    Empreendedores fundarão empresas, encontrarão sócios, conhecerão pessoas novas para montar seu time, ou aprenderão na prática as metodologias Lean Startup e Customer Development.

     É garantido que após o evento todos estarão mais preparados para navegar pelo caótico e curioso mundo das Startups. Venha fazer parte da iniciativa que mais criou negócios digitais ao redor do globo!

    Inscrições e informações: http://salvador.startupweekend.org/ 

    27 de jul. de 2013

    Como exportar os seus contatos do Gmail (ANDROID) e do Hotmail (WINDOWS PHONE)

    Exportar os contatos de uma conta de email muitas vezes é algo realmente necessário — quando você troca de serviço ou mesmo se você criar outra conta para algum propósito e quiser levar os contatos da antiga para a nova, por exemplo. Outra possibilidade é a de que você seja uma pessoa prevenida que deseja fazer um backup dos contatos para se algo acontecer de errado e você acabar perdendo tudo.
    Não importa o motivo, se você quiser exportar os contatos do seu Gmail ou do Hotmail e não sabe como fazer isso, este tutorial pode ajudar. Depois que os dois serviços mudaram a interface para ficar com uma aparência mais limpa, as opções de edição de contatos acabaram ficando um pouco mais escondidas; aprenda como encontrá-las para poder salvar o arquivo CSV.

    Hotmail

    Se você possui um email do Hotmail, já deve ter notado que o serviço mudou bastante, inclusive de domínio. A Microsoft tomou o controle desse email e transformou-o no Outlook.com, algo que acabou influenciando na interface também. Para encontrar as opções de configuração de contatos, siga os passos a seguir:
    Como exportar os seus contatos do Gmail e do HotmailSiga o caminho para entrar nos seus contatos do Hotmail. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)
    Na página inicial da sua caixa de email, existe um botão no canto superior esquerdo com o nome Outlook e uma setinha ao lado. Clique na setinha para ver as opções disponíveis, que aparecem em um visual que lembra bastante o Windows 8; escolha o botão “Contatos”.
    Uma nova janela é aberta, mostrando todos os seus contatos em uma lista na lateral esquerda. Para exportá-los, basta clicar no botão “Gerenciar”, na parte de cima, e escolher a opção “Exportar”. Não é preciso fazer mais nada, pois o arquivo começa a ser baixado alguns segundos depois de clicar nesse botão.
    Como exportar os seus contatos do Gmail e do HotmailO download do arquivo começa alguns segundos depois que você clicar em "Exportar". (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

    Gmail

    Se você usa o email da Google e não consegue encontrar as opções de contatos, não se desespere: elas estão mais escondidas, porém continuam ali! Entre na sua conta e abra a caixa de mensagens. Logo abaixo do logo do Gmail, existe um botão escrito “Email” e uma setinha ao lado; clique na setinha e escolha a opção “Contatos”.
    Como exportar os seus contatos do Gmail e do HotmailOs passos para abrir a janela de contatos no Gmail. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)
    Na próxima tela, clique no botão “Mais”, na parte de cima da janela, e escolha a opção “Exportar”. Diferente do Hotmail, o Gmail dá opções para que você faça o backup em diferentes formatos. Além disso, é possível também personalizar quais contatos você deseja incluir no arquivo CSV.
    Escolha as opções desejadas e clique em “Exportar” para finalizar. Por exemplo, se você quer criar um arquivo CSV apenas com um grupo dos seus contatos para ser usado em uma conta do Outlook, escolha o grupo específico e selecione a segunda opção no campo “Qual o formato de exportação?”.
    Como exportar os seus contatos do Gmail e do HotmailEscolha os contatos a serem anexados e o formato do arquivo de exportação. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)
    Salve o arquivo em qualquer local do seu computador e use-o posteriormente para importar esses contatos para outra conta. Você pode enviar esse documento para que outras pessoas usem também, se for preciso, já que ele não contém informações pessoais da sua conta.

    26 de jul. de 2013

    Downloads e ebooks gratuitos de TI



    Navegue pelas centenas de materiais, apostilasapresentações, templates e monografias disponíveis para download no Portal GSTI, além de ebooks

    biblioteca virtual
    biblioteca virtual 

    Olá amigo do Portal GSTI! Bem vindo!

    Esta página reúne o caminho para todos os materiais e modelos de documentos que estão disponíveis para download, além de ebooks(estes, disponíveis em parte para download e outros apenas para leitura). 

    A biblioteca de materiais é resultado de um trabalho de pouco mais de 05 anos, graças a diversos colaboradores e profissionais que mantém a iniciativa de publicar conteúdos de qualidade para livre acesso na web. 

    Para encontrar o material desejado, basta clicar nos links (em negrito).

    Para quem acabou de conhecer o Portal GSTI, desejamos boas vindas!

    Nós somos uma plataforma digital para o desenvolvimento de competências dos profissionais de Tecnologia da Informação, agregando também temas sobre administração/gestão. É um espaço único na internet. Saiba mais aqui

    Navegue a vontade, aproveite o conteúdo para aperfeiçoar seu conhecimento e, em caso de dúvidas, entre em contato conosco: contato@portalgsti.com.br.

    Bons estudos!

    Lista:
    Veja também:

    28 de jun. de 2013

    Comparativo entre as diferentes edições do Windows Server 2008


    Estas duas imagens extraídas de slides da Microsoft mostram um comparativo entre as diferentes edições do Windows Server 2008 e recursos específicos de cada edição. O lançamento oficial do Windows Server 2008 deve ocorrer em 27 de Fevereiro.

    Veja as imagens (clique para ampliá-las):


    16 de jun. de 2013

    52 cursos online gratuitos para profissionais de TI

    É profissional da área de TI? Que tal uma lista com 52 cursos online gratuitos capazes de aumentar seus conhecimentos e garantirem seu sucesso na carreira? Confira 


    52 cursos online gratuitos para profissionais de TI
    Crédito: Shutterstock.com
    Possuir apenas a formação básica já não é suficiente suficiente na área de TI. Por isso, investir em cursos complementares e de especialização pode ser a melhor alternativa

    área de TI (Tecnologia da Informação)não para de evoluir e se transformar a cada segundo. Cada vez mais profissionais se formam e a competição no mercado não para de crescer. Por isso, possuir apenas a formação básica já não é suficiente. Se você quer alcançar o sucesso no mercado de TI, investir em cursos complementares e de especialização pode ser a melhor alternativa, mas bons cursos nessa área nem sempre são acessíveis financeiramente.


    Felizmente, existe uma série de cursos online oferecidos gratuitamente. Veja a seguir uma lista compilada pelo portal Profissionais TI e dividida pelas áreas de atuação dentro do mercado de Tecnologia da Informação:

    Desenvolvimento

    1. Curso de Lógica de Programação – Softblue 
    2. Mini Curso de Java - Qualifico 
    3. C++ – Desenvolvimento Orientado a Objeto – Fundação Bradesco
    4. Programação em C# – Fundação Bradesco
    5. HTML5 – Homologado pelo W3C - Microsoft Virtual Academy
    6. Universidade XTI – Curso de JAVA 7
    7. Universidade XTI – Curso de CSS 
    8. Universidade XTI – Curso de JavaScript 
    9. Universidade XTI – Curso de jQuery 
    10. Universidade XTI – Curso de (X)HTML
    11. Java e Banco de Dados: JDBC, Hibernate, JPA e EJB3 – Globalcode 
    12. Introdução à Programação OO em Python – Globalcode 
    13. Mini Curso de Orientação a Objetos - Qualifico 
    14. Entendendo o Windows Azure- Microsoft Virtual Academy 
    15. Windows 8 – Sua primeira App na Windows Store - Microsoft Virtual Academy 
    16. Aprendendo a programar de forma divertida e eficiente (parte 1) – Globalcode
    17. Desenvolvimento de aplicações móveis com JavaME – Globalcode
    18. Criando Webapps para Nokia S40 – Globalcode

    Governança

    19. Fundamentos de COBIT 
    20. Fundamentos de Governança de TI 
    21. Gestão de Estratégia – BSC 
    22. Gestão de Processos – BPM 
    23. Gestão de Projetos 01 – Como trabalhar com projetos? 
    24. Gestão de Projetos 02 – Como iniciar o trabalho com projetos? 
    25. Gestão de Projetos 03 – Como Planejar o Escopo, Prazo e Orçamento do Projeto?
    26. Gestão de Projetos 04 – Como Planejar os demais aspectos do projeto? 
    27. Gestão de Projetos 05 – Como Executar, Monitorar, Controlar e Encerrar Projetos? 
    28. Gestão Estratégica de TI – ITI 
    29. CMM – Sistema de Modelagem para Desenvolvimento de Software – Fundação Bradesco 
    30. BPM - Intel Next Generation Center 
    31. Gerenciamento de TI – Intel Next Generation Center 
    32. Segurança da Informação - Intel Next Generation Center 
    33. Students to Business: infraestrutura de TI- Microsoft Virtual Academy

    Banco de Dados


    Engenharia de Software

    Administração Pública Federal define certificações para os seus servidores na área de Segurança da Informação – Veja aqui as certificações selecionadas

    DSIC
    O Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (DSIC) foi formalizado em dezembro de 2010, e desde então é de grande importância para a Segurança da Informação no cenário brasileiro.
    Dentre suas missões temos: planejar e coordenar atividades de Segurança da Informação na Administração pública federal; e ainda diversas outras atividades no que tange a Segurança da Informação nacional.
    De acordo com o próprio órgão “o DSIC/SE/GSIPR vem atuando em matérias relacionadas à Segurança das Infraestruturas Críticas da Informação, definidas como o subconjunto de ativos de informação – meios de armazenamento, transmissão e processamento, sistemas de informação, bem como os locais onde se encontram esses meios e as pessoas que a eles têm acesso – que afetam diretamente a consecução e a continuidade da missão do Estado e a segurança da sociedade. Cada vez mais a identificação dos ativos de informação essenciais é priorizada, seja no setor público ou privado, assim como o tratamento dos riscos a que estes ativos estão expostos, pois o impacto causado pela perda ou indisponibilidade destes ativos pode comprometer toda a cadeia de Infraestruturas Críticas existentes no País, principalmente pela característica de elevada transversalidade que as infraestruturas críticas da informação apresentam, somada a convergência de tecnologias dos dias atuais. Os Ativos de informação, como qualquer outro relevante para o negócio, têm valor para a organização e necessitam ser adequadamente protegidos. “
    A fim de conscientizar e preparar melhor a equipe que faz parte da Administração pública federal, foram criadas algumas diretrizes. Neste artigo iremos ressaltar duas delas:
    ATUAÇÃO E ADEQUAÇÕES PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL – Norma 17/IN01/DSIC/GSIPR
    Esta norma trata os deveres de uma entidade que atua na área de Segurança da Informação e Comunicação (SIC) na Administração Pública Federal (APF). Um dos deveres é o empenho na obtenção de certificações profissionais, estas de extrema importância na área de Segurança da Informação.
    Dentre as atuações e deveres da APF (Administração Pública Federal), destacamos as seguintes:
    • Engajar-se na busca pelo conhecimento e promover ações no sentido de consolidar a cultura de SIC;
    • Empenhar-se para obter certificações profissionais, seguindo preferencialmente as recomendações propostas na tabela em anexo;
    • Prover a capacitação dos profissionais de SIC, em âmbito interno e externo, preferencialmente alinhada às certificações profissionais e aos temas recomendados nos nas duas abaixo;
    • Estabelecer políticas de incentivo ao estudo e à pesquisa, bem como a produção e aquisição de obras literárias e normas técnicas de SIC e áreas correlatas.
    Dentre as certificações sugeridas pelo DSIC, temos:
    certificacoes-SIC-anexo_A-1
    certificacoes-SIC-anexo_A-2
    certificacoes-SIC-anexo_A-3A norma auxilia tantos aos profissionais atuantes na área governamental, como aos gerentes de equipes, na formação e preparo de cada um. Leia o documento na íntegra através do link.
    Já em outra norma (18/IN01/DSIC/GSIPR), a Coordenação-Geral de Gestão da Segurança da Informação e Comunicações (CGGSIC) expõe seus deveres para o preparo e formação para os profissionais prestadores de serviços na Administração Pública Federal.
    DIRETRIZES PARA AS ATIVIDADES DE ENSINO EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL – Norma 18/IN01/DSIC/GSIPR
    A norma estabelece o dever de que todas as entidades que prestam serviços na administração pública federal, seja ela de forma direta ou indireta, recebam orientações/instruções em Segurança da Informação e Comunicação.
    Será de responsabilidade da Coordenação-Geral de Gestão da Segurança da Informação e Comunicações (CGGSIC), planejar e coordenar a execução das atividades de ensino em Segurança da Informação na Administração Pública Federal.
    Anualmente, ao final do primeiro semestre, a CGGSIC irá divulgar uma sugestão de ementa para a grade curricular dos cursos das Escolas do Governo para o ano posterior. Dentre as atividades estão: Sensibilização, Conscientização, Capacitação e Especialização em Segurança da Informação e Comunicações.
    Leia a norma na íntegra através do link.
    Aproveite a oportunidade para conhecer sobre os cursos oficiais da ISACA, EC-Council (Presencial ou Online), (ISC)2 eCompTIA ofertados pela Clavis Segurança da Informação.